Moradores se recusam a deixar áreas de risco no Rio

12 nov 2009 - 17h44
(atualizado às 19h31)
Julia Ribeiro
Direto do Rio de Janeiro

Após o forte temporal que atingiu o Rio de Janeiro na noite de quarta-feira, a prefeitura de Nova Iguaçu anunciou o estado de alerta na região. A Defesa Civil enviou equipes para as áreas atingidas que ainda estão sob ameaça de deslizamentos. Porém, segundo o tenente-coronel Paulo Renato Vaz, algumas famílias se recusaram a ir para os abrigos e retornaram para as casas, mesmo em áreas de risco. O medo é de que os móveis que restaram sejam furtados. Quem perdeu tudo, prefere buscar abrigo em casa de familiares. Ao todo, 30 pessoas ficaram desalojadas.

A Defesa Civil enviou auxílio aos moradores atingidos pelas chuvas em Nova Iguaçu (RJ)
A Defesa Civil enviou auxílio aos moradores atingidos pelas chuvas em Nova Iguaçu (RJ)
Foto: Salvador Scofano / Divulgação

Em Nova Iguaçu, foram confirmadas três vítimas fatais e dois feridos da mesma família devido ao desabamento. Um bebê teria sido resgatado por moradores no meio do alagamento. Os feridos foram encaminhados para o Posto de Saúde Vila de Cava.

Publicidade

"As pessoas estão muito abaladas, mas é compreensível que não queriam ir para abrigos. Como o tempo melhorou e o nível da água baixou, elas estão voltando para casa, mesmo com o estado de alerta", disse Vaz. Segundo ele, uma residência será demolida nas próximas horas. As águas atingiram até 1,5 m na região, durante a madrugada.

Vaz, que é responsável pelo comando das operações, disse que a Baixada Fluminense foi a região mais afetada pelas fortes chuvas entre 19h e 22h. No momento, 100 homens da Defesa Civil e agentes das Secretarias de Saúde estão nas ruas.

Os 30 desalojados e desabrigados em Nova Iguaçu foram orientados por agentes da Defesa Civil a se alocarem na Escola Vale do Tinguá e na Associação de moradores que estão sendo abastecidos para recebê-los. "Caminhões pipas e mantimentos estão a disposição dos moradores afetados com as chuvas", disse a diretora da escola Marta Ribeiro.

A região mais atingida, segundo a prefeitura é a região de Vila do Cava, na rua Trajano e Paraná, nas imediações do morro da Biquinha. Cerca de 16 moradores perderam todos os móveis e objetos. Eles foram cadastrados pelas equipes de Assistência Social e levadas para a Escola Municipal Vale do Tinguá.

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se