Novo levantamento do IBGE destaca o papel econômico crescente de cidades fora dos grandes centros, com destaque para polos industriais, logísticos e energéticos, reforçando a descentralização da riqueza no Brasil.
O mapa econômico do Brasil vai muito além das capitais e das metrópoles mais conhecidas. Dados da pesquisa Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios 2022–2023, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira, 19, revelam que a lista das 100 cidades com maior PIB do País reúne uma diversidade de municípios, incluindo polos industriais, logísticos, energéticos e de serviços espalhados por diferentes regiões.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Embora São Paulo, capital, lidere o ranking, com participação expressiva no PIB nacional, o levantamento evidencia o peso crescente de cidades de médio porte e do interior, muitas delas impulsionadas por atividades específicas.
Segundo o IBGE, entre os municípios com maior PIB per capita no país destacam-se no estado de São Paulo: Paulínia (4º), Ilhabela (6º), Louveira (8º), Gavião Peixoto (11º) e Queiroz (14º).
Municípios ligados à indústria de transformação, ao agronegócio, à produção de energia, à exploração mineral e à logística aparecem com destaque, reforçando a descentralização da geração de riqueza no país.
No Estado de São Paulo, além da capital, a presença de cidades industriais e de serviços mostra a força de cadeias produtivas consolidadas. Mora no Estado de São Paulo? Consulte a tabela abaixo e saiba a posição da sua cidade na lista.
Ranking do PIB: Onde está sua cidade?
Consulte a posição e o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do Estado de São Paulo.
Cidade
Estado de São Paulo
Cidades próximas no ranking
Fonte: Dados Consolidados PIB Municipal SP. Valores expressos em reais (correntes).