MG: tempestade castiga Ubá e causa alagamentos na cidade

8 jan 2012 - 10h37
(atualizado às 10h46)

A Defesa Civil de Minas Gerais trabalha com a possibilidade de grande volume de chuva neste domingo, principalmente na região noroeste do Estado. Neste sábado, a cidade de Ubá, a 290 km da capital, foi atingida por uma forte chuva, que afetou a área urbana e rural. De acordo com a Defesa Civil, o ribeirão Ubá transbordou e alagou vários pontos da cidade, que já havia decretado situação de emergência no dia 2 de janeiro.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu até agora na capital mineira 228,7 mm dos 296,3 mm esperados para todo o mês de janeiro. Portanto, Belo Horizonte já recebeu 77% da média mensal em apenas uma semana.

Cidades afetadas

Ao todo, 103 municípios mineiros já decretaram situação de Emergência. Em todo o Estado existiam, até o início deste domingo, 11.939 pessoas desalojadas e 906 desabrigadas.

Duas pessoas estavam desaparecidas, 35 feridas e 12 acabaram morrendo por causa das tempestades. No total, mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas.

As duas pessoas que continuam desaparecidas foram arrastadas pelo rio. Em santo Antônio do Rio Abaixo, a idosa Rita Vieira de Souza, 74 anos, desapareceu no dia 30 de dezembro e, no dia 2 de janeiro, Vanis Silencio Ferreira também foi levado pelo rio na cidade de União de Minas.

Até este domingo, 157 municípios mineiros já haviam sido atingidos diretamente pelas tempestades.

Veja o mapa das enchentes no Sudeste

Clique nos pontos destacados no mapa e veja a situação de cada município afetado pela chuva:

Até sábado, 103 municípios mineiros haviam decretado situação de emergência por causa das chuvas
Até sábado, 103 municípios mineiros haviam decretado situação de emergência por causa das chuvas
Foto: Daniel Antunes/Hoje em Dia / Futura Press
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se