Usuários da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo enfrentaram lentidão nesta terça-feira, 21, por falha no sistema; interessados podem obter declaração de ocorrência no site da Via Quatro para justificar atrasos.
Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, 21, usuários da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo estão sofrendo com a lentidão na operação, que pode ocasionar em atrasos no trabalho e em outros compromissos. O que nem todos sabem é que é possível solicitar uma declaração de ocorrência à concessionária, algo similar a um atestado, para justificar o motivo do atraso.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a Via Quatro, concessionária responsável pela linha, uma instabilidade no sistema de sinalização faz com que os trens operem com velocidade reduzida e tempo maior de parada entre as estações Luz e Vila Sônia - Prof.ª Elisabeth Tenreiro.
Nas redes sociais, são muitas as imagens das estações que compõem a linha lotadas de passageiros aguardando para embarcar. Também houve quem contasse que precisou fazer um caminho mais longo para chegar onde precisava, enquanto outro internauta viralizou ao mostrar o preço de uma viagem por aplicativo com o caos no metrô: uma viagem de cerca de 10 km estava saindo a R$ 106.
Como obter a declaração?
Os prejudicados pela falha podem buscar a declaração de ocorrência no site da Via Quatro. O documento costuma estar disponível depois que a falha é corrigida e a operação foi normalizada, por conter a data e o horário em que o sistema foi prejudicado.
Na manhã desta terça, por exemplo, está disponível a declaração da ocorrência de segunda-feira, 20, quando os trens ficaram em velocidade reduzida das 08h45 às 09h05. "Como o sistema funciona em carrossel, os reflexos na operação ainda perduraram por mais alguns minutos, de forma a manter o intervalo entre trens padronizado", diz a declaração.
Veja qual concessionária procurar em caso de falha para obter declaração de ocorrência:
- Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha ou 15-Prata: site do Metrô;
- Linha 4-Amarela: site da Via Quatro;
- Linha 5-Lilás, 8-Diamante ou 9-Esmeralda: site da Via Mobilidade;
- Demais linhas: site da CPTM.
Algumas das concessionárias só disponibilizam a declaração de ocorrência de casos que aconteceram até 24 horas antes. Em casos que extrapolem esse período, pode ser preciso entrar em contato com a respectiva concessionária através da aba "fale conosco".