Jato escapa da pista e para na grama durante pouso no Aeroporto de Jacarepaguá, no RJ

Incidente provocou o fechamento das pistas para a operação de aeronaves de asa fixa no terminal nesta quinta-feira, 4

4 set 2025 - 16h59
(atualizado às 17h43)
Resumo
Um jato executivo Embraer Phenom 100 saiu da pista ao pousar no Aeroporto de Jacarepaguá, RJ, provocando o fechamento temporário das operações para aeronaves de asa fixa no terminal.
Jato escapa de pista e para sobre a grama no Aeroporto de Jacarepaguá, no RJ
Jato escapa de pista e para sobre a grama no Aeroporto de Jacarepaguá, no RJ
Foto: Reprodução/Aeroin

Um jato Embraer Phenom 100 saiu da pista e acabou na grama ao pousar no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ), na tarde desta quinta-feira, 4. O incidente fez com que a pista do terminal, voltado a operações executivas, fosse fechada e voos fossem redirecionados. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a Pax Aeroportos, responsável pela operação do terminal, o jato, de matrícula PS-SZT, saiu da pista lateralmente após fazer o pouso, às 13h47. A aeronave saiu do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, com destino ao Rio de Janeiro. 

Publicidade

A parada na grama se deu próxima à cabeceira 21 do terminal carioca. Ainda de acordo com a concessionária, o Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) foi acionado para fazer a investigação inicial do acidente, já esteve no local e liberou a aeronave para remoção.

Com o acidente, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) emitiu um Aviso aos Aeronavegantes (Notam) às 14h15, notificando o fechamento da pista e o bloqueio do espaço aéreo na região. A liberação está prevista para as 17h desta quinta-feira, podendo ser adiada. 

A Pax Aeroportos informou, ainda, que por conta de danos na estrutura da aeronave, está sendo avaliada a melhor forma de remoção. 

Por outro lado, as operações de helicóptero, incluindo aquelas que atendem plataformas de petróleo na Bacia de Santos, seguem em andamento no Aeroporto de Jacarepaguá. 

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações