Imagens aéreas mostram devastação em cidade atingida por tornado no PR

Passagem do tornado deixou 6 mortos, além de centenas de feridos na região Centro-Sul do Estado

8 nov 2025 - 14h49
(atualizado às 14h59)
Resumo
Um tornado devastou Rio Bonito do Iguaçu (PR), destruindo 90% das construções, deixando seis mortos, centenas de feridos e desabrigados; autoridades trabalham para restaurar serviços e ajuda humanitária.
Imagens aéreas mostram devastação em cidade atingida por tornado com ventos de 250 Km/h no Paraná
Video Player

Imagens aéreas revelaram a dimensão da devastação causada pela passagem de um tornado no Paraná na noite de sexta-feira, 7. Segundo o governador do Estado, Ratinho Jr (PSD), Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais afetada, com cerca de 90% de suas construções destruídas. A cidade foi atingida por tornado de nível F-2. Ao menos seis pessoas morreram em razão do tornado, sendo cinco na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, localizada a 380 quilômetros de Curitiba. O governador também decretou luto de três dias.

O Corpo de Bombeiros segue com operações de busca em Rio Bonito do Iguaçu. Além disso, as equipes trabalham para restabelecer o fornecimento de água e energia no município.

Publicidade

O atendimento das 750 pessoas que ficaram feridas durante o tornado está sendo feito em duas unidades hospitalares, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e em uma faculdade de Laranjeiras do Sul.

Vítimas

As vítimas do tornado são:

  • uma adolescente de 14 anos, ainda não identificada, em Rio Bonito do Iguaçu;
  • Adriane Maria de Moura, de 47 anos, em Rio Bonito do Iguaçu;
  • Jurandir Nogueira Ferreira, de 49 anos, em Rio Bonito do Iguaçu;
  • Claudino Paulino Risse, de 57 anos, em Rio Bonito do Iguaçu;
  • Jose Gieteski, de 83 anos, em Rio Bonito do Iguaçu;
  • Jose Neri Geremias, 53 anos, em Guarupuava.

Rio Bonito do Iguaçu fica a 380 quilômetros de Curitiba, no Centro-Sul do Paraná. Guaruapuava, mais central, está a 256 quilômetros da capital. Segundo o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD),

Desde o início de novembro, várias cidades do Paraná enfrentam fortes chuvas, tempestades, vendavais e granizo. Até sexta, 14 cidades estavam em situação de emergência.

Publicidade

Autoridades avaliam danos no interior do Paraná

Beto Pretro, secretário estadual de Saúde, lamentou o impacto da tragédia na região, mas garantiu que apesar da destruição, a saúde continua funcionando. Segundo ele, está sendo feito um grande movimento das prefeituras para manter o Centro de Saúde Central funcionando com gerador. “Já atenderam mais de 300 pessoas entre ontem e hoje”, afirmou o secretário.

O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, destacou que a prefeitura fará um levantamento financeiro para definir os próximos passos da reconstrução. Ele também afirmou que uma das alternativas estudadas é a abertura de linhas de crédito para comerciantes e empresários afetados. “Para que seja possível ampará-los, seja na reconstrução, seja na reposição dos prejuízos em todos os setores”, declarou.

Enem suspenso

Com as duas escolas da cidade danificadas pelo tornado, a Secretaria de Educação do Paraná informa que a aplicação do Enem 2025, que seria amanhã, está suspensa no município de Rio Bonito do Iguaçu.

Os participantes afetados terão direito à reaplicação do exame, em nova data que será definida.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se