Ibirapuera ganha novas saídas de emergência para evitar tumultos de carnaval com megablocos

Parque recebeu novos blocos com cuidados extras para evitar superlotações e problemas como os da semana passada

14 fev 2026 - 12h35
(atualizado às 14h25)

O bloco CarnaLau, comandado pela cantora Lauana Prado, desfilou pela segunda vez no carnaval de São Paulo neste sábado, 14, na região do Ibirapuera, zona sul de São Paulo. A concentração começou às 11h, com dispersão prevista para às 16h. A partir das 13h a região recebe o bloco Agradagregos.

Publicidade
Foliões celebram o carnaval da cantora Lauana Prado no Parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo, neste sábado de carnaval.
Foliões celebram o carnaval da cantora Lauana Prado no Parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo, neste sábado de carnaval.
Foto: Isabella Finholdt/Estadão / Estadão

A cantora baiana de axé subiu no trio por volta das 12h20. A Prefeitura determinou que os blocos tivessem agentes dentro dos trios para garantir que sairiam no horário marcado e evitariam paradas durante o percurso.

Durante a apresentação, Lauana afirmou que a Prefeitura estava presente e disse que contava com a ajuda dos foliões para seguir o percurso até o final.

Logo no início do percurso, próximo à Rua Abilio Soares, houve empurra empurra em volta do cordão que cerca o trio, mas foi controlado pelos funcionários da organização.

Durante a concentração, o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, conversou com os policiais militares para alinhar detalhes sobre as novas saídas emergenciais instaladas pela Prefeitura. Ao Estadão, a Polícia Militar informou que os ajustes eram necessários para certificar que o esquema preparado seria factível.

Publicidade
Prefeitura cria novas saídas de emergência sinalizadas por faixas na região do Ibirapuera após tumultos do fim de semana passado
Foto: Adriana Victorino/Estadão / Estadão

A Prefeitura adicionou outras duas saídas de emergência: no estacionamento da Assembleia Legislativa de São Paulo e na Rua Abílio Soares. Em outras saídas foram feitas algumas alterações, como na rua Nabia Abdala Chofi, onde foram retirados os banhos químicos para ampliar a passagem. Todas as saídas estão sinalizadas com faixas verdes.

Foliões esperam o começo do trio do Carnalau neste sábado.
Foto: Isabella Finholdt/Estadão / Estadão

O objetivo é evitar episódios de tumulto, como os vistos no fim de semana passado. A superlotação no Parque do Ibirapuera e na Rua da Consolação levou a cantora Ivete Sangalo a interromper a sua apresentação na zona sul, enquanto que no centro o público foi pressionado contra grades de contenção, foliões passaram mal e tiveram de subir em beirais e banheiros químicos para fugir do aperto.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações