Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com a Brigada Militar, prendeu um homem que transportava 18 mil maços de cigarros contrabandeados na RS-168, em Roque Gonzales, na região Noroeste do Rio Grande do Sul.
Durante uma operação de combate a crimes transfronteiriços, os policiais deram ordem de parada a uma Saveiro de origem uruguaia. O condutor, no entanto, desobedeceu à sinalização, realizou uma manobra brusca e tentou fugir em alta velocidade. A perseguição terminou quando o veículo entrou em uma rua sem saída, momento em que o motorista abandonou o automóvel e tentou escapar a pé por uma área de matagal, sendo alcançado e detido pelos agentes.
Na vistoria do veículo, foram encontradas 36 caixas de cigarros de origem paraguaia, totalizando 18 mil maços introduzidos ilegalmente no país. Questionado sobre a carga, o motorista afirmou que os cigarros teriam como destino o Uruguai.
O homem, que possui dupla nacionalidade — uruguaia e brasileira, foi preso em flagrante pelo crime de contrabando. Ele foi encaminhado, juntamente com o veículo e a mercadoria apreendida, à Polícia Judiciária Federal em Santo Ângelo.