Homem é preso após esfaquear ex-companheira e fugir com filha em Santiago

Suspeito foi capturado após cerco policial; caso é investigado como tentativa de feminicídio

17 jan 2026 - 11h37

Um homem de 43 anos foi preso na manhã de sexta-feira (16) após esfaquear a ex-companheira e fugir levando a filha do casal, de 5 anos, no município de Santiago, na Região Central do Rio Grande do Sul.

Foto: Brigada Militar / ilustrativa / Porto Alegre 24 horas

Segundo informações da polícia, Rafael Dalla Porta Ferreira, que estava hospedado em um hotel da cidade, teria se deslocado de Santa Maria até Santiago com a intenção de cometer o crime. O ataque ocorreu no bairro Vila Rica, quando o suspeito entrou na residência da vítima, Fernanda Cogo Botta, também de 43 anos.

Publicidade

Após a agressão, um vizinho acionou as forças de segurança, que iniciaram um cerco policial nas saídas da cidade. Durante a fuga, o suspeito desobedeceu a uma ordem de parada no trevo de São Vicente do Sul, mas acabou sendo interceptado e preso pouco depois.

A mulher foi socorrida e levada ao Hospital de Santiago, onde passou por uma cirurgia de emergência. Devido à gravidade do quadro clínico, há previsão de transferência para Santa Maria para continuidade do atendimento médico.

Conforme a Brigada Militar, o agressor utilizou uma faca de cozinha no ataque. Quando os policiais chegaram ao local, a vítima já estava sendo auxiliada por moradores da região. A residência apresentava sinais da violência ocorrida.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil como tentativa de feminicídio. Ainda conforme a polícia, havia um registro anterior de ameaça envolvendo o ex-casal.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se