Força-Tarefa derruba páginas de fake news e combate fraudes no Rio Grande do Sul

Criminosos virtuais não terão sossego: Ações impedem R$3 milhões em golpes e protegem a população de informações falsas.

12 mai 2024 - 11h00

Em meio à tragédia que assola o Rio Grande do Sul, criminosos virtuais se aproveitam da situação para disseminar fake news e realizar golpes online. Para combater essa prática, a Polícia Civil criou uma Força-Tarefa composta por Delegados e Agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). A equipe já removeu 15 páginas criminosas do ar, bloqueou 5 contas bancárias e impediu um enriquecimento ilícito de cerca de R$3 milhões.

Foto: Divulgação/Polícia Civil / Porto Alegre 24 horas

A Força-Tarefa identificou 35 postagens em redes sociais que disseminavam informações falsas sobre a tragédia. As postagens, que somavam cerca de 80 milhões de visualizações, foram excluídas das redes por ordem judicial. A ação impede que a população seja enganada e desestimulada a ajudar as vítimas da tragédia.

Publicidade

Até o momento, 45 casos já foram analisados pela Força-Tarefa, dos quais 25 foram concluídos. Os demais casos estão em fase de investigação e a Polícia Civil busca identificar e responsabilizar os criminosos.

A Polícia Civil reitera seu compromisso em combater crimes virtuais e proteger a população. A Força-Tarefa continuará trabalhando para identificar e punir os responsáveis por fake news e golpes online, garantindo que a verdade prevaleça e que a justiça seja feita.

Com a informação Polícia Civil.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações