A Operação Vicus X foi deflagrada nesta quinta-feira (17) pela Polícia Civil do RS, por meio da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico, com o objetivo de enfraquecer a estrutura operacional e financeira de facções criminosas que atuam no tráfico de drogas.
A ação executou 24 mandados judiciais, sendo 10 de prisão e 14 de busca e apreensão, abrangendo os municípios de Porto Alegre, Gravataí, Canoas e Charqueadas. Parte dos mandados foi cumprida no sistema penitenciário, refletindo a continuidade da atuação das lideranças mesmo após encarceramento. Foram nove prisões realizadas e diversos celulares apreendidos.
O Delegado Alencar Carraro, do Denarc, explicou que a operação busca reunir provas adicionais para consolidar a responsabilização penal dos envolvidos, especialmente das lideranças criminosas. A presença do Estado em zonas de conflito com o tráfico também é uma diretriz da ofensiva.
O diretor do Denarc, Carlos Wendt, completou que a Polícia Civil está empenhada em sufocar as ramificações do tráfico, reafirmando o compromisso com a segurança da população e com o enfraquecimento das estruturas do crime organizado no estado.
Com a informação PC.