Especialista explica o que são luzes vistas nos céus do interior de SP

Marcelo De Cicco conta que câmeras com tecnologia infravermelha capturam movimentos dos objetos em órbita

21 jul 2025 - 15h00
(atualizado às 15h19)
Objeto luminoso é visto nos céus de São Pedro, interior de SP
Objeto luminoso é visto nos céus de São Pedro, interior de SP
Foto: Youtube/Andrey Moral / Reprodução

Um grupo de observadores posicionou suas câmeras infravermelhas viradas para o horizonte na cidade de São Pedro, no interior de SP, e capturaram luzes brancas se movendo pelos céus. Sem saber do que se tratava, eles descreveram os clarões como "OVNIs" (Objetos voadores não identificados). No entanto, existe uma explicação para os traçantes no céu da cidade.

Marcelo De Cicco, cientista planetário coordenador do projeto de pesquisas de meteoros Exoss em parceria com o Observatório Nacional, explicou ao Terra que se tratam de satélites que, ao sair do cone de sombra da Terra em relação ao Sol, podem ser capturados pelas câmeras de infravermelho.

Publicidade

"Os objetos vistos no vídeo são satélites. Eles brilham por conta do reflexo da luz solar quando saem do cone de sombra da Terra (...) A visualização fica facilitada em alguns lugares por conta desse cone de sombra, que não muda significativamente, mas sua orientação no espaço varia sazonalmente devido à inclinação axial da Terra, o que reflete o mesmo mecanismo que causa as estações do ano.", conta.

Ou seja, com o passar dos dias, as mudanças de estações e a posição da Terra, a orientação desse cone muda e novos satélites ficam expostos à luz solar, emitindo reflexos luminosos para nosso planeta.

Segundo o especialista, com o auxílio de câmeras que capturam imagens em infravermelho e com qualidade 4k, seria possível visualizar diversos desses objetos passando pela atmosfera frequentemente.

Publicidade

"Uma câmera infra de alta resolução consegue capturar centenas deles se movendo todos os dias (...) em qualquer noite você vai capturar bastante deles"

Por conta disso, eles são vistos com frequência por moradores e curiosos que buscam captar algo nos céus. Eles não fazem barulho ou demonstram proximidade em relação ao solo.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se