Defensoria afasta funcionário envolvido em morte da 'Barbie humana' em SP

Renato Campos Pinto de vitto, 51, foi afastado por questões médicas, conforme órgão

6 nov 2025 - 17h24
(atualizado às 17h52)
Influenciadora conhecida como 'Barbie humana' morreu em São Paulo
Influenciadora conhecida como 'Barbie humana' morreu em São Paulo
Foto: Reprodução/Instagram

O defensor público Renato Campos Pinto de Vitto, de 51 anos, foi afastado da Defensoria Pública do Estado de São Paulo por "questões médicas". O afastamento, solicitado pelo próprio servidor, foi confirmado pelo órgão ao Terra nesta quinta-feira, 6.

Vitto está envolvido na morte da influenciadora Bárbara Jankavski Marques, de 31 anos, conhecida como "Barbie humana". A morte ocorreu na noite de domingo, 2, dentro da casa do defensor, localizada no bairro da Lapa, em São Paulo.

Publicidade

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), policiais foram acionados para atender a ocorrência. No local, Renato de Vitto relatou que havia passado a noite anterior com a influenciadora, que teria adormecido e, em seguida, parado de se mexer.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado e prestou os primeiros socorros, mas Bárbara não resistiu e morreu no local. Questionada pela reportagem, a SSP-SP não ofereceu mais detalhes sobre as circunstâncias da morte.

Em nota oficial, a Defensoria Pública de São Paulo afirmou: "A Defensoria Pública se solidariza com a família da jovem Barbara Jankavski e informa que acompanha a ocorrência. A Defensoria Pública-Geral mantém contato permanente com as autoridades competentes, observando o sigilo legal, a fim de assegurar que todas as medidas adotadas estejam em conformidade com a legislação e com os princípios que regem a Administração Pública".

Com o nome artístico de "Boneca Desumana", Bárbara acumulava mais de 54 mil seguidores no Instagram e cerca de 340 mil no TikTok.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se