Consulado de Portugal em SP suspende novos pedidos de nacionalidade

Excesso de solicitações faz órgão anunciar que deixará de receber requisições de brasileiros, pelo menos até 2 de janeiro

18 out 2018 - 15h11
(atualizado em 19/10/2018 às 00h02)

SÃO PAULO - O Consulado Geral de Portugal em São Paulo anunciou que deixará de receber novos pedidos de nacionalidade portuguesa por brasileiros até o dia 2 de janeiro de 2019. O motivo, segundo o órgão, é a sobrecarga do setor consular com um "número crescente" de solicitações.

O anúncio foi feito no site do órgão e inclui também o escritório consular em Santos. A reportagem tentou, na tarde desta quinta-feira, 18, contato com as outras nove representações consulares portuguesas em território brasileiro para saber se medida semelhante seria tomada em outras localidades, mas as chamadas telefônicas não foram atendidas.

Publicidade

Nenhum porta-voz do Consulado Geral de São Paulo foi localizado para dar mais detalhes sobre a decisão.

No comunicado divulgado no site, o órgão informou que "a demanda crescente acabou por provocar demora na capacidade de processamento, análise e conclusão dos novos pedidos". De acordo com a instituição, a suspensão foi necessária para evitar lentidão na análise dos processos pendentes.

Segundo dados levantados pelo Estado no site do Ministério da Justiça de Portugal, 10 mil brasileiros solicitaram a nacionalidade portuguesa só em 2018, o que faz do Brasil o país campeão em pedidos.

Com a suspensão do serviço em São Paulo, caso um cidadão brasileiro não queira aguardar e tenha interesse em dar continuidade ao processo, poderá fazê-lo, segundo o consulado, diretamente em uma Conservatória dos Registros Centrais em Portugal. A solicitação pode ser feita pessoalmente ou via procuração, por correio, seguindo instruções no site do Instituto dos Registros e Notariado (IRN).

Publicidade

Pega de surpresa pela decisão do consulado, a aposentada Lucia Gambarini, de 52 anos, ainda não decidiu se vai esperar até janeiro a retomada do serviço ou se vai tentar fazer o processo diretamente em Portugal. A paulistana, filha de portugueses, tem cidadania, mas estava iniciando os trâmites para conseguir o mesmo direito para os filhos, um de 14 e uma de 30. "Já tinha começado a tirar a documentação, agora eu ia pagar as taxas e entrar com o processo, mas agora tudo vai parar", lamenta a aposentada.

Lucia afirmou que seu receio em tentar fazer o trâmite por Portugal é de que as representações naquele país também deixem de aceitar novos pedidos. "Acho estranho só o consulado em São Paulo suspender o serviço. Vou esperar novas informações", declarou ela, que disse acreditar que a decisão tenha ocorrido pelo alto número de pessoas que estão buscando a nacionalidade portuguesa para poder viver legalmente no país europeu em caso de continuidade da crise política e econômica no Brasil.

Regras

A nacionalidade portuguesa pode ser solicitada por filhos de mãe portuguesa ou de pai português, nascidos fora de Portugal; nascidos no estrangeiro com pelo menos um ascendente de nacionalidade portuguesa do 2.º grau; nascidos em território português, filhos de estrangeiros se à data do nascimento a mãe ou o pai residia legalmente no País há pelo menos cinco anos; e ainda aqueles nascidos em solo português que provem não possuir nenhuma nacionalidade.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se