Com Daniela Mercury, Consolação volta a ter megabloco após tumulto no pré-carnaval de SP

Cantora baiana comanda o último grande desfile da folia de rua paulistana sob uma chuva fina; Prefeitura fez mudanças para evitar superlotação

22 fev 2026 - 14h05
(atualizado às 15h21)

A Rua da Consolação, na região central de São Paulo, volta a lotar com um megabloco na tarde deste domingo, 22, com o cortejo Pipoca da Rainha, da baiana Daniela Mercury, que começou pouco depois das 14 horas. O local teve cenas de tumulto e caos no pré-carnaval, há duas semanas, quando dois megablocos - o tradicional Acadêmicos do Baixo Augusta e o DJ escocês Calvin Harris - tiveram desfiles em horários próximos.

Publicidade

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) chegou a falar que o pré-carnaval foi um "sucesso", mas depois a gestão municipal anunciou mudanças para evitar superlotação e foliões espremidos contra as grades.

Neste domingo, a rainha do axé repete a tradição e, sob uma chuva fina, encerra o carnaval de rua de São Paulo. A dispersão do bloco, que completa dez anos em 2026, está prevista para as 18 horas. "Eu sonhava que São Paulo inteira fosse uma Vila Madalena. É isso que o carnaval de rua está fazendo", disse a artista.

Bloco de Daniela Mercury é o último grande desfile do carnaval de rua de SP
Bloco de Daniela Mercury é o último grande desfile do carnaval de rua de SP
Foto: Daniel Teixeira/Estadao / Estadão
  • Uma das alterações para a passagem do megabloco na Consolação o controle mais rígido de acesso, restringindo a entrada de foliões após a capacidade máxima ser atingida. A revista é feita por seguranças privados.

A proposta é repetir o esquema do Ibirapuera, o espaço que mais recebeu megablocos neste carnaval de rua. Somente neste domingo, a área próxima ao parque na zona sul recebeu Léo Santana e Pedro Sampaio.

  • Gradis de metal móveis serão usados apenas para limitar a entrada de novos foliões, sem impedir a saída
  • Um representante da Prefeitura fica dentro dos trios do megabloco coordenando o andamento dos carros.
  • Os postos de saúde ficam dentro do próprio circuito do megaevento

Na altura da Rua Sergipe, em uma das esquina próximas ao Cemitério da Consolação, foi montada uma rota para ambulâncias e atendimento médico.

Publicidade

A Prefeitura também retirou tapumes que foram instalados no entorno da Praça Roosevelt, na contramão do isolamento que vinha sendo adotado nos últimos anos.

Desfile de Daniela Mercury atrai multidão e vira teste de segurança para a segurança do megabloco na Rua da Consolação, que registrou problemas no pré-carnaval
Foto: Daniel Teixeira/Estadao / Estadão

"(No Calvin Harris) Ali pela Roosevelt, onde seria a dispersão, tinha bastante obstrução", disse o empresário Thomas Machado, de 27 anos. "O pessoal acabou se machucando porque se empurraram bastante", acrescentou.

"Moro ali perto e hoje tiraram os tapumes, pelo menos mais pro final, e ficou mais tranquilo, menos obstruído", completou o folião.

"O que não pode faltar são músicas muito bonitas", disse Daniela à imprensa antes do início do cortejo, fazendo referência Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elza Soares, Zé Ramalho, entre outros artistas famosos.

Ela também aproveitou para passar uma mensagem política em meio à folia. "Que a gente não esqueça neste ano de eleição que a democracia é preciosa", destacou a cantora.

Publicidade
Pipoca da Rainha, tradicional bloco de Daniela Mercury, completa dez anos em 2026
Foto: Daniel Teixeira/Estadao / Estadão

"Daniela é sempre uma energia lá em cima. Vim no bloco nos últimos três anos, também fui no bloco dela lá em Salvador. É maravilhoso!", disse o bancário Caio Andrade, 38, que foi com os amigos para acompanhar o trio da baiana.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se