Aeroporto de Congonhas vai voltar a receber voos internacionais? Veja planos para o terminal

Nesta quarta-feira, será inaugurada a ampliação da sala de embarque remoto; espaço aumentou de 1,4 mil m² para 3,3 mil m²

5 ago 2025 - 20h04

O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, pode voltar a ter voos internacionais para a América do Sul a partir do próximo ano. Inicialmente não seriam voos comerciais, mas executivos (voos particulares), segundo prevê a Aena, concessionária que administra o aeródromo.

Os voos internacionais comerciais podem começar depois de junho de 2028, quando será inaugurado o novo terminal de passageiros e a infraestrutura do aeroporto estará totalmente renovada. Eles também seriam restritos a países da América do Sul.

Publicidade

Os voos internacionais executivos em Congonhas estão proibidos desde 2008. Os voos internacionais comerciais foram proibidos em 1985, quando foi inaugurado o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, voltaram a ser permitidos em 1992 e em seguida foram novamente vedados.

Nesta quarta-feira, 6, será inaugurada a ampliação da sala de embarque remoto do aeroporto, localizada no piso térreo. O espaço aumentou de 1,4 mil m² para 3,3 mil m².

A atual sala de embarque remoto será utilizada até junho de 2028, quando será inaugurado o novo terminal de passageiros do aeroporto.

Segundo a Aena, a nova infraestrutura aeroportuária permitirá que o aeroporto receba operações internacionais de países da América do Sul. Para que o projeto se concretize, no entanto, ainda são necessárias aprovações dos órgãos responsáveis, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e de acordos com as companhias aéreas, a Polícia Federal e a Receita Federal, entre outras autoridades.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações