Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada federal; líder do PL diz que foi decisão estratégica

14 dez 2025 - 19h39

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), confirmou neste domingo a renúncia da deputada Carla Zambelli (PL-SP), afirmando que foi uma decisão estratégica.

"A renúncia não foi improvisada nem emocional. Foi uma decisão estratégica diante de uma decisão vergonhosa do STF, que ignorou o devido processo legal e avançou sobre garantias constitucionais básicas", afirmou em um post no X.

Publicidade

A maioria dos integrantes da Primeira Turma do STF opiniou na sexta-feira, em plenário virtual, pela cassação imediata de Zambelli, e considerou inconstitucional a sessão da Câmara que manteve o mandato da parlamentar.

De acordo com Cavalcante, "ao renunciar antes da conclusão da cassação, Zambelli preserva direitos, amplia possibilidades de defesa e evita os efeitos mais graves de um julgamento claramente politizado, ganhando margem jurídica para buscar liberdade e permanecer na Itália".

"Isso não é fuga. É cálculo jurídico em um ambiente de exceção. Quando a Corte perde a imparcialidade, a estratégia passa a ser a única forma de proteção contra o arbítrio."

De acordo com reportagens publicadas mais cedo na mídia sobre o pedido de renúncia de Zambelli, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou a convocação do suplente, Adilson Barroso (PL-SP).

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se