Brasileiros têm usado drogas cada vez mais cedo, diz associação

26 jun 2012 - 19h04

No Dia Mundial de Combate às Drogas, comemorado nesta terça-feira, um dado preocupa autoridades e especialistas no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Alcoolismo e Outras Drogas (Abrad), o uso de drogas está acontecendo cada vez mais cedo na vida dos brasileiros.

"Esta é a grande preocupação nossa devido à precocidade do acesso ao álcool e às demais drogas, sendo que o que fica mais notório é o abuso, o uso excessivo do álcool, entre menores de 18 anos", disse a psicóloga Leandra Iglesias, diretora da unidade serrana da Abrad. Ela participou da 14ª Semana Nacional de Prevenção ao Álcool e Outras Drogas, que ocorre na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

Publicidade

De acordo com a Abrad, o uso do álcool e do tabaco começa em torno de 12 anos de idade, em média. "Nós costumamos dizer que o álcool e o cigarro, que são as drogas legais, são a porta de entrada para as drogas ilegais", destacou Leandra. "Esta é a nossa preocupação, porque ninguém começa com uma droga pesada", completou.

Cerca de 12,5% da população brasileira são dependentes de álcool. E o consumo entre as mulheres aumentou 55% nos últimos dez anos, "de forma abusiva", informou a psicóloga.

A Semana Nacional de Prevenção ao Álcool e Outras Drogas promoveu palestras nas escolas sobre os danos do álcool ao cérebro e sobre o uso de esteroides e anabolizantes, considerados drogas sintéticas que causam dependência psicológica, entre outros temas.

Leandra Iglesias alertou que da mesma forma que as drogas ilícitas, os esteroides e anabolizantes causam danos em diversas áreas do organismo humano e do cérebro, inclusive com diferenciação entre malefícios no organismo feminino e masculino. "É bastante preocupante, porque o jovem não sabe disso e, em busca do corpo sarado, usa essas substâncias de forma não criteriosa".

Publicidade
Agência Brasil
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se