Braga Netto: "Não existe articulação fora da Constituição"

Na Câmara dos Deputados, ministro também recebeu questionamentos a respeito das ameaças feitas pelo presidente Jair Bolsonaro

17 ago 2021 - 12h11
(atualizado às 12h22)
Ministro de Estado da Defesa, Walter Braga Netto
Ministro de Estado da Defesa, Walter Braga Netto
Foto: Cleia Viana / Agência Câmara

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, disse nesta terça-feira, 17, em depoimento conjunto a três comissões da Câmara dos Deputados que não existe nenhuma articulação das Forças Armadas fora dos limites da Constituição.

Braga Netto respondeu aos parlamentares sobre o papel que os militares terão na eleição do ano que vem.

Publicidade

O ministro também recebeu questionamentos a respeito das ameaças feitas pelo presidente Jair Bolsonaro - de não realizar eleições caso não haja voto impresso - e os riscos de ruptura institucional no País.

Braga Netto afirmou que as Forças Armadas atuam dentro do que estabelece o Artigo 142 da Constituição, evitando tecer comentários sobre a interpretação dada por Bolsonaro ao texto, e acrescentou que, como os militares atuam dentro do que estabelece o texto constitucional, ordem ilegal não se cumpre.

O Artigo 142 da Constituição fala sobre a atuação das Forças Armadas, e não sobre uma intervenção militar, como já sugeriu o presidente.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se