URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Atenção! Nível do Rio Taquari supera marca histórica e Defesa Civil ordena evacuação imediata no Vale do Taquari

A medição, realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) nas cidades de Lajeado e Estrela, indica um valor de 31,2 metros, ultrapassando os recordes anteriores de 29,5 metros em setembro de 2023 e 29,9 metros em 1941.

2 mai 2024 - 14h09

O Rio Taquari transbordou e atingiu o maior nível da sua história na madrugada desta quinta-feira (02), superando a marca de 30 metros pela primeira vez. A medição, realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) nas cidades de Lajeado e Estrela, indica um valor de 31,2 metros, ultrapassando os recordes anteriores de 29,5 metros em setembro de 2023 e 29,9 metros em 1941.

Foto: Reprodução/Rede Social / Porto Alegre 24 horas

Diante da situação crítica, a Defesa Civil emitiu uma "orientação expressa" para a evacuação imediata da Região dos Vales, especialmente o Vale do Taquari. A medida afeta os municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado. A região já havia sido atingida por um ciclone e inundações em setembro de 2023, que resultaram em 54 mortes e 4 desaparecidos.

Publicidade

A Defesa Civil alerta que o Rio Taquari "vem recebendo expressivos volumes de água em razão das fortes chuvas dos últimos dias no estado" e que "está ultrapassando extraordinariamente sua cota de inundação". Moradores de áreas de risco devem buscar abrigos públicos ou locais seguros.

Os temporais que assolam o Rio Grande do Sul já causaram 13 mortes e 21 desaparecidos, segundo a Defesa Civil. Ao todo, 134 municípios foram afetados, com 44,6 mil pessoas atingidas e 8,3 mil desalojadas. Destas, 3.079 estão em abrigos e 5.257 desalojadas em casas de familiares ou amigos.

A Defesa Civil orienta que as pessoas que não possuem locais alternativos para se abrigar procurem informações junto à Defesa Civil de sua cidade sobre abrigos públicos disponíveis, rotas de fuga e pontos de segurança.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações