Como ampliar o número de mulheres atuando na área de tecnologia

Programa "Mulheres em Áreas Técnicas", da Vivo, capacita cada vez mais profissionais e incentiva diversidade e inclusão na tecnologia

19 jul 2022 - 18h01
Foto: Divulgação/Vivo

Lucimara Souza de Oliveira, de 45 anos, não imaginava que poderia trabalhar como técnica e instaladora na área de tecnologia. O motivo é a desigualdade de gênero ainda muito presente em áreas técnicas, e a falta de referência de outras mulheres fazendo esse tipo de trabalho.

“Trabalho há um ano e quatro meses na Vivo como instaladora, uma área nova para mim. Como não temos muitas mulheres no mercado de trabalho, eu não tinha muitas referências femininas nesse tipo de serviço”, explica.

Publicidade

A sensação de Lucimara reflete a realidade do mercado de tecnologia no Brasil: de acordo com levantamento feito pela empresa Thoughtworks, as mulheres representam no máximo 20% das equipes de trabalho em tecnologia. Além disso, a disparidade salarial é gritante, com salários até 36% menores. A situação vem se modificando nos últimos anos, com a participação feminina no mercado de tecnologia crescendo cerca de 60% nos últimos cinco anos. De acordo com o Banco Nacional de Empregos (BNE), o número de 27,9 mil mulheres cresceu para 44,5 mil, o que mostra que o setor vem implementando políticas para dar mais oportunidade às mulheres. 

De acordo com Monique Miguel Pereira, de 23 anos, técnica instaladora na Vivo, é possível ingressar na área a partir do incentivo dado por algumas empresas para ampliar o leque de oportunidades para todos os gêneros. “A gente entrar nessa área é uma batalha bem grande, uma amostra do que a gente é e pode ser, a evolução da mulher. Fico muito feliz de estar nessa área e ver cada vez mais mulheres chegando”.  A profissional explica ainda que teve todos os treinamentos teóricos e práticos para exercer sua atividade, além de cursos voltados para o trabalho em residências. 

O programa Mulheres em Áreas Técnicas da Vivo atua na capacitação da força de trabalho feminina para funções antes majoritariamente ocupadas por homens. “O importante é a empresa oferecer, além dos cursos e do equipamento de segurança, um trabalho de conscientização, mostrando que o público masculino precisa nos respeitar”, completa Lucimara Oliveira.

Líder de mercado e conectando cerca de 357,5 milhões de acessos à internet e telefonia móvel e fixa, além de TV por assinatura, a Vivo ganhou o prêmio "Melhores Lugares para Trabalhar 2021" na categoria Diversidade Mulheres. A premiação, que tem como um dos idealizadores a Fundação Instituto de Administração (FIA), veio coroar o compromisso da empresa em incentivar a diversidade e inclusão em seus quadros, porque a empresa acredita que a mulher deve ocupar o lugar que sonha no mercado de trabalho.

Publicidade

Assista ao vídeo e conheça essa iniciativa

Mulheres marcam presença em áreas técnicas
Video Player
Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações