Idosa mantida em trabalho análogo à escravidão por 15 anos é resgatada pela PF no Rio

Mulher, de 62 anos, trabalhava em média 15 horas por dia e tinha vários problemas de saúde, além de não ter folgas e férias

10 abr 2024 - 17h24
(atualizado às 18h06)
Foto: EBC

Uma mulher, de 62 anos, foi resgatada em situação de trabalho análoga à escravidão na zona oeste do Rio de Janeiro. Ela trabalhava há 15 anos para a mesma família. O empregador dela foi preso em flagrante pela Polícia Federal (PF) no dia 3 de abril. As informações foram divulgadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) nesta quarta-feira, 10.

De acordo com o comunicado do MPT-RJ, apesar de ter registro de trabalho e receber salários, a vítima trabalhava sem folgas e férias, além de não possuir relações afetivas fora do ambiente da família para a qual trabalhava. As identidades não foram relevadas. 

Publicidade

Após o resgate, o MPT comprovou que a mulher trabalhava, em média, 15 horas por dia e que tinha vários problemas de saúde. "Por tudo isso, tem-se que ela era submetida a condições de vida e trabalho degradantes, incompatíveis com respeito a sua dignidade humana”, disse Thiago Gurjão, procurador do Trabalho envolvido no resgate.

O patrão dela foi preso em flagrante pela PF e firmou termo de ajustamento de conduta, se obrigando a pagar direitos trabalhistas e indenização por danos morais.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se