Bolsonaro usa expressão racista e diz que negro é pesado em "arrobas"

Presidente ainda ironizou fato de já ter sido processado por usar o mesmo termo em outra ocasião

12 mai 2022 - 16h25
(atualizado às 16h55)
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro
Foto: Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou, nesta quinta-feira, 12, a usar uma expressão racista durante conversa com simpatizantes no cercadinho do Palácio da Alvorada. Rindo, o presidente perguntou quantas "arrobas" um apoiador negro, que estava presente no momento, pesava. "Conseguiram te levantar, pô? Tu pesa o quê, mais de sete arrobas, não é?", disse Bolsonaro.

Logo depois, o presidente também lembrou que já foi processado pelo crime de racismo anteriormente por ter usado a mesma expressão, ironizando a sentença judicial. Em 2018, em visita a uma comunidade quilombola, ele afirmou que "o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas" e que "nem para procriador ele serve mais".

Publicidade
Essa não é a primeira vez que o presidente usa essa expressão para se referir a uma pessoa negra. O primeiro episódio foi em 2018. 

O caso foi denunciado pela própria Procuradoria-Geral da República (PGR), mas foi rejeitada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) no mesmo ano por 3 votos a 2, sob argumento de que ele teria imunidade parlamentar. Em 2017, porém, ele já havia sido condenado em primeira instância por declaração similar.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se