Patrocínio

6 coisas que as mulheres não aguentam mais provar para os homens

O machismo e o sexismo ainda presentes na sociedade as levam a ter de explicar certas atitudes repetidas vezes para serem respeitadas

22 mai 2024 - 05h00
Refutar ideias machistas sobre feminismo ou consentimento é algo que não deveria ser mais nem discutido
Refutar ideias machistas sobre feminismo ou consentimento é algo que não deveria ser mais nem discutido
Foto: Freepik

Além de ouvirem quase que diariamente falas machistas e sexistas nos mais diferentes ambientes, não são poucas as mulheres que precisam gastar tempo e energia provando certas coisas aos homens. A seguir listamos algumas das mais emblemáticas e explicamos o porquê delas serem motivo de chateação, estresse e até revolta:

Merecem um salário igualitário

Publicidade

Embora nenhum país do mundo ofereça igualdade econômica para mulheres, segundo um relatório recente divulgado pelo Banco Mundial, isso não significa que elas sejam menos competentes ou preparadas do que os homens para alçar vôos maiores no mercado de trabalho e terem um salário justo.

A questão passa pelo machismo estrutural da sociedade, que enxerga a mulher como principal responsável pelas tarefas domésticas e de cuidados com a família, e esbarra na negligência do Estado em se tratando de criar condições adequadas para o desenvolvimento de carreiras sólidas.

Estudam muito e se preparam para o mercado de trabalho

No Brasil, mulheres são mais escolarizadas que os homens, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último mês de março. Entre a população com 25 anos ou mais, elas somam 21,3% das pessoas que têm o nível superior completo, contra 16,8% dos homens.

Publicidade

10 frases que revelam machismo 10 frases que revelam machismo

Roupa não é convite

É uma ideia totalmente ultrapassada acreditar que uma minissaia ou um decote sejam um convite para o assédio. Mulheres podem e devem se vestir da maneira que desejarem sem que isso as torne vítimas de cantadas e toques indesejados, porque, por mais exposto que esteja, o corpo feminino não é público e consentimento é um conceito que todo homem deveria aprender ainda na infância.

Não precisam de validação ou aprovação masculina

"Subiu no meu conceito", "Não é feminista? Ganhou 10 pontos comigo" e "Mulher de 'valor' não faz assim, faz assado". Frases como essa são comuns entre homens machistas, sobretudo os de movimentos como os Red Pill, como forma de dividir as mulheres entre as que merecem ou não a atenção deles. No entanto, muitas mulheres (a maioria, pode-se dizer) está mais preocupada em corresponder às próprias expectativas e, ainda que a opinião masculina as interesse de alguma forma, ela não deve funcionar como um selo de aprovação para suas atitudes e escolhas.

Nem toda mulher quer casar/ter filho/ser magra/etc.

Publicidade

Cada mulher tem suas particularidades e necessidades. Não é porque a sociedade patriarcal determinou, com o auxílio das religiões, que a função da mulher é ser mãe, por exemplo, que existe uma cartilha a ser lida e obedecida por todas. Muito do que se espera de uma mulher, aliás, é fruto de ideias de papéis de gênero construídos culturalmente e que nem de longe correspondem à realidade de um contigente tão diverso.

10 equívocos sobre o feminismo que é preciso parar de reproduzir 10 equívocos sobre o feminismo que é preciso parar de reproduzir

Feminismo NÃO é coisa de mulher mal amada

Em primeiro lugar, se uma mulher é ou não mal amada isso só diz respeito aos envolvidos e não tem nada a ver com o feminismo. Não é a ausência ou não de afeto que leva uma mulher a se identificar como feminista ou, no mínimo, a se interessar pelas causas que o feminismo defende, mas, sim, a busca por uma sociedade mais justa e igualitária para todos, além de reparar lacunas históricas como a desigualdade salarial.

Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações