Muitas normas de trânsito nos países que compõem a União Europeia são muito semelhantes, embora cada país também tenha espaço para estipular suas próprias leis. Um exemplo é a cor das placas de sinalização em rodovias e autoestradas, com uma interessante divisão entre os países que usam verde ou azul como fundo.
Neste artigo, o foco é a República Tcheca, que lançou um projeto-piloto no outono passado em uma de suas autoestradas, a D3, permitindo velocidades de até 150 km/h sob condições rigorosas. Isso torna o país o primeiro na União Europeia a tomar essa medida, embora não sem dúvidas e críticas de legisladores e cidadãos.
Uma atitude na contramão
A República Tcheca parece estar indo na contramão, especialmente considerando que grande parte da Europa está quebrando a cabeça para debater como reduzir as emissões. Conforme relatado pelo portal Híbridos y Eléctricos, o governo tcheco lançou um programa piloto que permite aos motoristas atingir 150 km/h em determinados trechos da autoestrada.
A decisão é respaldada por uma alteração legislativa aprovada em 2023 que possibilitou essa implementação, embora esta só tenha começado no final de setembro do ano passado.
Onde e como funciona
Segundo o Ministério dos Transportes da República Tcheca, o trecho escolhido para o teste é um percurso de 47 quilômetros da rodovia D3, entre as cidades de Planá nad Lužnicí e Úsilný, perto de České Budějovice. Ao longo desse percurso, foram instaladas 42 placas de velocidade variável, a um custo total ...
Matérias relacionadas
Este é o Nissan Gravite: o SUV compacto de três fileiras baseado no SUV mais barato da marca