Toyota tem marca mais valiosa entre montadoras; veja ranking

30 set 2013 - 12h06
(atualizado às 12h47)
Emblema da Toyota é visto durante o Frankfurt Motor Show, na Alemanha. A Toyota Motor espera que o lucro em seu negócio europeu melhore no seu atual ano financeiro ante os 246 milhões de euros (326 milhões de dólares) registrados no ano passado, disse Didier Leroy, presidente da Toyota Motor Europe, à Reuters. 10/09/2013
Emblema da Toyota é visto durante o Frankfurt Motor Show, na Alemanha. A Toyota Motor espera que o lucro em seu negócio europeu melhore no seu atual ano financeiro ante os 246 milhões de euros (326 milhões de dólares) registrados no ano passado, disse Didier Leroy, presidente da Toyota Motor Europe, à Reuters. 10/09/2013
Foto: Wolfgang Rattay / Reuters

A Toyota é a marca mais valiosa entre as fabricantes automotivas, segundo ranking divulgado nesta segunda-feira pela consultoria Interbrand. Avaliada em US$ 35,3 bilhões, a marca japonesa aparece como a 10ª mais valiosa no mundo, atrás de gigantes como Apple (1º), Google (2º) e Coca-Cola (3º).

Embora seja a primeira representante automotiva da lista, a Toyota é prontamente seguida por Mercedes-Benz, que aparece em 11º lugar avaliada em US$ 31,9 bilhões, e BMW, que ocupa a 12ª posição com US$ 31,8 bilhões. As três fabricantes foram valorizadas em relação ao ranking do ano passado, em 17%, 6% e 10%, na respectiva ordem.

Publicidade

De acordo com a Interbrand, o crescimento da Toyota foi impulsionado pela recuperação da liderança global em vendas, após as dificuldades entrentadas em 2011 por causa de um tsunami. Também são citados o novos design do Corolla e a imagem positiva do híbrido Prius. Além disso, ela foi escolhida a marca “mais verde” do ano.

A Mercedes-Benz avançou também neste ano pelo lançamento do Classe S, que exemplifica a habilidade da fabricante “em atingir um equilíbrio entre sua posição tradicional e novas ideias sobre mobilidade”. Já a BMW teve no ano passado seu melhor marca histórica de vendas, com avanços nos Estados Unidos e na China, principalmente. O foco da montadora em carros "verdes" também foi citado como um ponto positivo.

Confira as posições das montadoras no ranking de marcas mais valiosas da Interbrand:

Posição

Marca

Valor

10ª

Toyota

US$ 35,3 bilhões

11ª

Mercedes-Benz

US$ 31,9 bilhões

12ª

BMW

US$ 31,8 bilhões

20ª

Honda

US$ 18,4 bilhões

34ª

Volkswagen

US$ 11,1 bilhões

42ª

Ford

US$ 9,1 bilhões

43ª

Hyundai

US$ 9 bilhões

51ª

Audi

US$ 7,7 bilhões

64ª

Porsche

US$ 6,4 bilhões

65ª

Nissan

US$ 6,2 bilhões

83ª

Kia

US$ 4,7 bilhões

89ª

Chevrolet

US$ 4,5 bilhões

96ª

Harley-Davidson

US$ 4,2 bilhões

98ª

Ferrari

US$ 4 bilhões

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações