Renault Filante estreia com base da Geely para brigar com Audi e BMW

Apresentado na Coreia do Sul, novo Renault Filante traz acabamento refinado para brigar com SUVs premium e pode vir ao Brasil em 2027

13 jan 2026 - 14h39
Renault Filante
Renault Filante
Foto: Renault/Divulgação

Este é o novo Renault Filante. A montadora francesa apresentou nesta terça-feira (13), na Coreia do Sul, o seu novo SUV grande. Feito sobre a plataforma modular CMA da Geely, o Renault Filante estreia com uma proposta de luxo para enfrentar modelos de marcas premium, como Audi, BMW, Mercedes e Volvo. O modelo chegará ao mercado sul-coreano a partir de março de 2026 e pode vir ao Brasil no ano que vem.

Nome Filante já foi utilizado pela Renault anteriormente

Desenvolvido para mercados fora do continente europeu, o novo Renault Filante resgata um nome que já foi utilizado por diferentes modelos da marca francesa, como o protótipo Étoile Filante recordista de velocidade em 1956 e o carro-conceito elétrico Filante Record 2025, que quebrou um recorde de eficiência em dezembro passado.

Publicidade

No entanto, o modelo também resgata o uso da estrela [em francês: étoile] na grafia do nome para diferenciar os carros topo de linha da marca francesa, algo que era feito pela Renault nos anos 1930. O novo Renault Filante será fabricado em Busan (Coreia do Sul), e é um dos oito veículos novos que a marca lançará fora da Europa até 2027, incluindo cinco deles nos segmentos C e D, de maior valor agregado.

Renault Filante
Foto: Renault/Divulgação

Renault Filante será vendido na América do Sul

O lançamento do Renault Filante começa em março de 2026 na Coreia do Sul, seguindo progressivamente para parte da América Latina (Colômbia, Chile, Uruguai, etc.) e para os Países do Golfo no início de 2027. Apesar do Brasil não estar oficialmente na lista, a chegada do Filante também pode acontecer em breve.

Com design baseado no projeto Aurora, o Renault Filante traz visual musculoso e que mescla elementos de diferentes categorias. Na dianteira, os faróis em LED trazem formato destacado da carroceria, enquanto a grade traz elementos tridimensionais com o formato do logotipo losango da Renault. 

O Filante também é o maior carro da marca francesa. Ele mede 4,91 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,63 m de altura. O entreeixos é de 2,82 m. Na lateral, as rodas são de 19” e 20”, enquanto a carroceria traz uma linha de teto esticada e fluida, com caimento suave a partir da coluna B. Na parte de trás, as lanternas em LED são integradas à uma moldura preta na versão de lançamento Esprit Alpine.

Publicidade

Por dentro, a Renault destaca o uso de materiais refinados no acabamento do Filante, que será o SUV topo de linha da marca em mercados fora da Europa. Outro destaque também são as três telas panorâmicas de 12,3 polegadas cada (cluster de instrumentos, tela central e tela do passageiro) integradas, que formam um conjunto batizado de OpenR Panorama Screen. 

Renault Filante
Foto: Renault/Divulgação

Este dispositivo é complementado por um heads-up display de 25,6” com realidade aumentada. Também há opções de acabamento na cor azul na versão Techno, em marrom ou cinza para a configuração Iconic, enquanto a topo de linha Esprit Alpine traz revestimentos dos bancos na cor preta ou cinza claro, pontuados por detalhes em azul, branco e vermelho em diferentes peças do interior.

A cabine ainda oferece iluminação ambiente full LED, teto panorâmico fixo, ar condicionado digital de três zonas, pacote ADAS completo com mais de 30 itens, conectividade 5G com Wi-Fi integrado, sistema de som premium Arkamys ou Bose (dependendo da versão) com cancelamento de ruído, assistente de voz inteligente e atualizações remotas. O porta-malas leva 663 litros (ou até 2.050 litros com os bancos rebatidos).

Renault Filante
Foto: Renault/Divulgação

Renault Filante traz conjunto híbrido do tipo pleno

Desenvolvido com base na plataforma CMA, o Renault Filante conta sempre com uma motorização do tipo híbrido pleno desenvolvida especificamente para os modelos premium do mercado coreano. Ela combina um motor 1.5 turbo de 150 cv e 250 Nm a dois motores elétricos integrados de 100 kW (136 cv) e 60 kW (82 cv). A potência combinada chega a 250 cv e o torque é de até 565 Nm.

Publicidade

O câmbio automático é do tipo DHT Pro, uma transmissão dedicada para carros híbridos e que associa os dois motores elétricos e dupla embreagem, contando com três relações de marcha. A suspensão traseira é do tipo multilink, enquanto a bateria de 1,64 kWh permite uma utilização no modo elétrico em até 75% dos trajetos urbanos, conforme as condições de condução. A partida do veículo é sempre feita no modo 100% elétrico.

Renault Filante
Foto: Renault/Divulgação
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações