Ford: novo Ka terá dock para smartphone e menor consumo

A Ford apresentou o Ka Concept, modelo desenvolvido no Brasil que servirá de base para seu futuro carro global

14 nov 2013 - 15h55
(atualizado às 17h00)

A Ford apresentou na quarta-feira em Camaçari (BA) o Ka Concept, que será base para o novo carro de entrada da marca em 2014. Sem muitos detalhes sobre o carro, o lançamento contou com a presença do presidente do conselho mundial do grupo, Bill Ford, e do presidente da Ford para as América, Joe Hinrichs, que deu alguns detalhes sobre o novo veículo. Entre as novidades estão um dock station, onde será possível encaixar o smartphone ou iPod, e um novo motor que terá o menor consumo da categoria, segundo Hinrichs.

O Ka Concept será um carro global e foi desenvolvido com a liderança do estúdio de design de Camaçari. A Ford ainda não revela quais mercados terão o novo modelo com DNA brasileiro, mas a América do Sul e o sudeste asiático são as regiões que mais crescem neste segmento, segundo Hinrichs. Projeções apontam que as vendas de compactos crescerão 35% de 2012 a 2017, quando América do Sul e Ásia devem responder por quase metade dos emplacamentos na categoria.

Publicidade

Assim, o compacto será o segundo modelo desenvolvido na Bahia a ganhar outros mercados, seguindo os passos do EcoSport – tanto o SUV, quanto o New Fiesta e o Ka Concept utilizam a mesma plataforma de construção. Até 2015, a Ford planeja ter apenas carros globais em seu portfólio, o que encerrá a produção do Fiesta Rocam, da Courier e do atual Ka. “A plataforma global permite que coloquemos mais tecnologia nos carros porque o custo é compartilhado”, explica Hinrichs.

A fabricante guarda muitos segredos sobre o novo Ka, que será fabricado em 2014, e foi apresentado em versão com cinco portas, outra novidade além da renovação completa do modelo, que pouco lembra o atual. Com o novo visual, o Ka subirá de patamar para preencher o espaço de preço logo abaixo do New Fiesta, que começa em R$ 39 mil, em concorrência direta com o líder de vendas Volkswagen Gol, além de Fiat Palio, Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

A fabricante não informou detalhes sobre motorização ou versões, mas Hinrichs afirma que o modelo terá o menor consumo de combustível da categoria, o que pode indicar um inédito propulsor de três cilindros. A produção do futuro Ka na Bahia está relacionada à nova fábrica de motores, que tem investimento de R$ 400 milhões e capacidade para 210 mil unidades ao ano. Quando o complexo estiver em total operação, poderão sair do local 300 mil carros por ano.

Com um forte concorrente no segmento de entrada, aliado às vendas do New Fiesta, a Ford espera crescer em vendas no Brasil no próximo ano, mesmo com a nacionalização e chegada de novos rivais. “O Brasil está passando por uma transformação por causa do novo regime automotivo. Acredito que saímos na frente porque teremos carros mais tecnológicos, enquanto os concorrentes ainda vendem modelos obsoletos”, disse Hinrichs.

Publicidade

Em busca de consumidores jovens, o novo Ka deve vir equipado com o sistema SYNC de conectividade com celular, GPS e rádio, além de um dock station para plugar seu smartphone. “Esta geração está adiando a compra, mas não desistindo. Para eles, o smartphone é mais importante do que um carro. No entanto, nos Brics o veículo ainda é um objetivo importante, para mostrar que você pode pagar pelo seu próprio transporte”, explica o presidente da Ford para as Américas.

Ford apresenta o Ka Concept na Bahia
Video Player

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações