Star Wars 1313: O game do Boba Fett que nunca aconteceu

Jogo da LucasArts foi anunciado na E3 de 2012, mas foi cancelado após a aquisição pela Disney - e vive até hoje nos sonhos dos fãs

4 mai 2022 - 08h32
Star Wars 1313 foi anunciado na E3 de 2012, mas jamais lançado
Star Wars 1313 foi anunciado na E3 de 2012, mas jamais lançado
Foto: Reprodução / LucasArts

Em junho de 2012, a E3 foi palco de uma surpresa para os fãs de Star Wars: uma demo absolutamente incrível de Star Wars 1313. A combinação entre jogabilidade cinematográfica e os cenários intergaláticos da franquia era uma promessa que deixaria qualquer fã ansioso, ainda mais depois de anos sem muitas novidades empolgantes em uma das sagas mais importantes da história da cultura pop.

Publicidade

O conceito de Star Wars 1313 nasceu das mentes de Dominic Robilliard, atual diretor criativo da Sony, e Paul Meegan, presidente da Epic Games. O objetivo era trazer uma nova abordagem para Underworld, uma série de Star Wars ambientada em Coruscant que nunca decolou. Ambos gostavam do conceito e eram fãs declarados de Uncharted, da Naughty Dog - por que não misturar o melhor dos dois mundos?

A partir dessa ideia tiveram origem os primeiros documentos do projeto e uma série de artes conceituais. Nascia Star Wars 1313, nomeado a partir do 1313° andar do submundo de Coruscant. O objetivo do jogo era evocar a fantasia de um caçador de recompensas, que usaria uma vasta gama de habilidades e dispositivos para caçar alvos para famílias criminosas - algo o mais distante possível da Força ou dos Jedi. 

A LucasArts então deu início a uma série de mudanças internas para tornar 1313 uma realidade, incluindo a contratação de Fred Markus para ser diretor do estúdio - ele foi um dos responsáveis por dar forma à franquias como Far Cry e Assassin's Creed. Por um tempo, a pré-produção do jogo fluiu bem e a equipe fez um cronograma idealizando um lançamento no fim de 2013 ou início de 2014, com a esperança de que o jogo fosse um dos títulos de lançamento dos ainda não anunciados PlayStation 4 e Xbox One. Mas as coisas rapidamente fugiram do planejado.

À medida que toda a equipe tentava estabelecer uma visão mais clara do que era Star Wars 1313, George Lucas, lendário criador da saga e dono da LucasArts, checava o andamento para dar algumas sugestões, tentando levar sua visão de cinema para dentro do jogo. Inicialmente isso não trouxe problemas - George parecia gostar do que o jogo estava se tornando -, mas a pressão sobre os desenvolvedores para criar algo notável depois de tantas produções recentes fracas se tornou muito grande. Até que chegou uma nova diretriz que mudou tudo: Star Wars 1313 deveria estrelar o caçador de recompensas Boba Fett.

Publicidade

Para a equipe de desenvolvimento, isso significava mudar absolutamente tudo. O protagonista já havia sido projetado com uma história e personalidade únicas, o ator Wilson Bethel já havia sido contratado para interpretar o herói - e inclusive gravado diversos diálogos e movimentos faciais - e, talvez o que mais afetaria o tempo de desenvolvimento, diversas mecânicas precisariam ser refeitas. Robilliard e Fred Markus tentaram convencer Lucas de diversas formas e apresentando inúmeras saídas, mas a resposta era sempre a mesma: "não".

Por mais que isso fosse um verdadeiro balde de água fria, a equipe de 1313, mesmo pressionada com um possível cancelamento do projeto e consequentes demissões, conseguiu dar a volta por cima e criar a apresentação da E3 de 2012, que curiosamente não mostrava quem seria o verdadeiro protagonista do jogo - a LucasArts não poderia falar nada sobre Boba Fett na E3 daquele ano. Star Wars 1313 rapidamente se tornou um dos jogos mais aguardados da época e as coisas pareciam seguir um rumo, no mínimo, estável - o que dava o impulso necessário para a equipe continuar.

Arte conceitual mostra Boba Fett em ação em Star Wars 1313
Foto: Reprodução / LucasArts

Porém, em setembro de 2012, algumas notícias começaram a perturbar a cabeça dos desenvolvedores e um rumor ganhava força: a possibilidade de George Lucas se aposentar. Pouco tempo depois, o anúncio de que a Disney estava comprando a Lucasfilm - e consequentemente a LucasArts - por aproximadamente 4 bilhões de dólares já não podia sequer ser considerado uma surpresa. Inicialmente, Star Wars 1313 não seria afetado, mas o resto dessa história já conhecemos: em 3 de abril de 2013, a Disney encerrou a LucasArts, demitindo cerca de 150 funcionários e cancelando todos os projetos do estúdio.

Não é novidade que jogos têm suas ideias engavetadas ou seus desenvolvimentos cancelados o tempo todo. Mas Star Wars 1313 deixou um sentimento único, um sentimento semelhante à uma longa espera - provavelmente sem fim. 

Publicidade

Recentemente, um vídeo de três minutos do jogo foi compartilhado por James Zachary, diretor do jogo, mostrando um pequeno vislumbre da jogabilidade e do que Star Wars 1313 poderia ter sido:

E teria sido incrível.

Fonte: Game On
Curte games e e-sports? Acompanhe todas as novidades no Game On!
Ativar notificações