Quem é Vecna, o vilão de Stranger Things 4?

Personagem é inspirado em um poderoso monstro de Dungeons & Dragons

16 mai 2022 - 22h57
Vecna é o novo vilão de Stranger Things
Vecna é o novo vilão de Stranger Things
Foto: Netflix / Divulgação

Um dos destaques da quarta temporada de Stranger Things é o vilão monstruoso apresentado nos trailers da série da Netflix. Chamado de Vecna pelos criadores da série, os Duffer Brothers, a criatura promete aterrorizar as noites de Hawkins.

Com uma aparência que lembra um humano morto-vivo, com enormes tentáculos saindo de suas costas, o novo vilão chama a atenção por ser inteligente e capaz de se comunicar, algo ainda mais perturbador do que a ferocidade primitiva do Demogorgon das primeiras temporadas de Stranger Things.

Publicidade

Assim como o Demogorgon e o Devorador de Mentes, Vecna é baseado em um famoso vilão de Dungeons & Dragons, o RPG favorito das crianças da série. O jogo tinha um status meio cult nos anos 1980, bem diferente de hoje em dia - D&D está em sua quinta edição e é cada vez mais popular, com milhões de pessoas jogando em casa, online e acompanhando sessões de jogo na Twitch.

Vecna surgiu na segunda edição do jogo, chamada de Advanced Dungeons & Dragons. No trailer da quarta temporada de Stranger Things, há um novo Dungeon Master no lugar de Will e a campanha mestrada por ele é baseada em AD&D. No RPG de mesa, Vecna era um feiticeiro maligno tão poderoso que mesmo após sua morte, partes do seu corpo se tornaram artefatos cobiçados por aventureiros (jogadores) e ainda presentes no jogo: a Mão de Vecna e o Olho de Vecna.

AD&D é o jogo da mesa de RPG de Stranger Things 4
Foto: Netflix / Divulgação

NA série, o personagem é uma antítese para Eleven, uma pessoa que passou tanto tempo presa no Mundo Invertido que foi consumida pela escuridão - e ganhou grandes poderes ao abraças as trevas. A entrada do personagem na série visa deixar Stranger Things ainda mais sombria e assustadora, como era a intenção dos produtores para a temporada final.

Publicidade

O histórico do personagem de RPG dá algumas dicas preciosas sobre o Vecna da série da Netflix: um mago ambicioso, Vecna estudou necromancia e gradualmente se transformou em um lich, uma espécie de morto-vivo super poderoso, mas que acabou traído por seu principal servo, o vampiro Kas. Talvez o Vecna de Stranger Things tivesse entrado no Mundo Invertido por vontade própria - e se tornado mais poderoso do que o Demogorgon e o Devorador de Mentes.

A origem do nome Vecna

Vecna foi o vilão de várias aventuras de AD&D nos anos 1980
Foto: TSR / Reprodução

Dungeons & Dragons é famoso por seus cenários de fantasia, monstros e sistemas de jogo que se tornaram uma referência para todos os outros jogos de RPG e até mesmo para quadrinhos, filmes, animações e literatura fantástica. Não são poucos os autores que se inspiraram nos jogos de D&D para criar suas próprias histórias e personagens.

O curioso é que um dos sistemas mais emblemáticos de D&D, seu sistema de magia dividido em escolas, foi inspirado por outra obra da literatura de fantasia, os romances do autor Jack Vance. Os criadores do jogo homenagearam o escritor quando batizaram seu necromante como Vecna - o nome do mago é um anagrama de Vance!

Hora do Pesadelo

Robert Englund interpreta o sinistro Victor Creel em Stranger Things 4
Foto: Netflix / Divulgação

Falando sobre a introdução de um vilão mais "humano" e inteligente ao show, os criadores de Stranger Things citaram alguns dos monstros que marcaram suas infãncias: "Sempre quisemos fazer nossa própria versão de Freddy Krueger, Pinhead ou Peniwise", disseram os Duffer Brothers ao site norte-americano IGN. "Esses foram os monstros que mais nos assustavam quando estávamos crescendo".

Publicidade

O icônico Freddy Krueger, vilão dos filmes A Hora do Pesadelo, era interpretado por Robert Englund, mesmo ator que faz o papel de Victor Creel, outro personagem inédito de Stranger Things 4. Um macabro prisioneiro do Hospital Psiquiátrico Pennhurst, Creel viveu em Hawkins no final dos anos 1950 e na época em que morou lá, várias coisas estranhas aconteceram na cidade.

Creel foi condeado por assassinar toda a sua família e considerado insano. Em 1986, já em Pennhurst, ele (ou outra coisa?) arrancou seus olhos. O hospital psiquiátrico e o passado de Creel estão entre os mistérios em que a série vai se aprofundar nesta temporada. Qual será sua relação com Vecna?

Essa e outras perguntas serão respondidas a partir de 27 de maio, quando a primeira parte da quarta temporada de Stranger Things estreia na Netflix. A segunda parte será lançada em 1º de julho.

Fonte: Game On
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se