PlayStation 5 Pro terá CPU Zen 2 mais eficiente de 4 nm

PlayStation 5 Pro terá CPU Zen 2 fabricada em 4 nm, e não 7 nm como do modelo base, sendo mais densa e eficiente, segundo novo rumor

28 mar 2024 - 15h00
(atualizado às 18h21)

Segundo novo rumor, o PlayStation 5 Pro não irá utilizar a CPU de 7 nm do modelo base, mas uma versão fabricada em litografia de 4 nm. Apesar de ainda utilizar a arquitetura Zen 2, a miniaturização e aumento de densidade de transistores garantem eficiência energética e térmica superiores.

Foto: Mahtab Mashuq/Unsplash / Canaltech

Com isso, a Sony tem uma margem maior para elevar frequências, impactando diretamente o desempenho final do novo console. Mesmo com um projeto relativamente diferente, a expectativa é que o PS5 Pro ainda se encaixe na faixa de preço de US$ 500 sugerida pela Sony. 

Publicidade

Além disso, a maior parte do projeto externo do console é para acomodar os dissipadores de calor, como já visto no PS5 Slim. Aumentar a eficiência térmica pode permitir dissipadores ainda menores e, consequentemente, um chassi também reduzido.

Upscaling do PlayStation 5 Pro desenvolvido internamente

O vídeo do leaker Moore's Law is Dead ainda traz mais detalhes sobre o sistema PlayStation Spectral Super Resolution de upscaling por IA do PS5 Pro. Ao que tudo indica não se trata de uma versão customizada do AMD FSR4, mas um sistema proprietário.

Por mais que a nova GPU personalizada combine as arquiteturas RDNA3 e RDNA4 com, supostamente, uma NPU XDNA, a solução de software para upscaling de imagens teria sido desenvolvida internamente pela Sony. Naturalmente, isso significa que o PlayStation Spectral Super Resolution ficará restrito aos consoles da empresa.

Publicidade

Evidentemente, isso implica em um investimento maior da Sony em uma tecnologia que poderia ter custos de P&D diluídos em uma eventual parceria. Por outro lado, a estratégia garante que a AMD não tenha sequer acesso ao código para licenciamentos ou adaptações futuras em outras plataformas com seus chips gráficos, ou mesmo em ports para PC.

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se