Após a Bungie confessar que um de seus ex-funcionários utilizou em Marathon o trabalho artístico da designer escocesa Fern Hook, mais conhecida como 4nt1r34l, sem que ela autorizasse isso, uma reportagem da Forbes (via Insider Gaming) diz que a moral no estúdio está em "queda livre" e que "o clima nunca foi tão ruim".
“Todos têm as mesmas preocupações sobre o que acontecerá com a Bungie como estúdio se Marathon fracassar, sendo algo que eles absolutamente não podem bancar."
Na última sexta-feira (16), a desenvolvedora realizou sua transmissão semanal sobre Marathon, onde o diretor de arte, Joseph Cross, disse (via VGC) que a Bungie estava conduzindo uma análise para remover qualquer arte do jogo que tenha sido "obtida de forma inadequada" e garantir que algo assim não se repita futuramente.
Cross também disse que o estúdio contatou 4nt1r34l para pedir desculpas e garantir que eles "fizessem o que era certo" com ela, mas não deu mais detalhes sobre como vão fazer isso.
Isso não adiantou muito em mudar o sentimento da comunidade em relação ao jogo, pois os jogadores agora estão questionando toda a direção de arte de Marathon, visto que o visual inteiro do game parece lembrar o trabalho de 4nt1r34l, bastando olhar em seu portfólio para perceber isso. As pessoas também ressaltaram que esta é a quarta vez em cinco anos que a Bungie é apanhada roubando materiais de artistas para usar em seus jogos.
Sobre o que isso significa para o futuro de Marathon e da Bungie, só o tempo dirá, mas não seria estranho se o jogo acabasse sendo adiado depois deste lamentável episódio.
Por hora, Marathon continua previsto para sair em 23 de setembro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.