Foram vendidos menos Xbox durante a semana da Black Friday nos Estados Unidos do que o console Nex Playground, um pequeno videogame em forma de cubo que possui uma câmera com sensor de movimento parecida com a do Kinect.
A informação foi divulgada por Mat Piscatella, diretor sênior da empresa de análise de mercado Circana. Ele disse que na semana encerrada em 29 de novembro, que abrange a Black Friday, o PS5 respondeu por 47% das vendas de console, com o Switch 2 ficando em segundo lugar com 24% e o NEX Playground em terceiro com 14%.
O Nex Playground foi lançado em 2023 e usa o sistema operacional Android, trazendo uma câmera com sensor de movimento que parece muito com aquela do Kinect, o acessório de Xbox que foi cancelado pela Microsoft. O aparelho possui jogos voltados para a família e que podem ser jogados sem um controle, custando a partir de US$ 250.
No Reino Unido, dados da GSD (via The Game Business) informam que PS5 abocanhou 62% das vendas de consoles na semana da Black Friday. O Switch 2 respondeu por 23% e o Xbox por apenas 10%. Além disso, o PS5 Pro teve sua melhor semana de vendas desde o lançamento.
Comentando sobre fraco desempenho comercial do Xbox na Black Friday nos EUA e Reino Unido, o jornalista Christopher Dring ressaltou que o console da Microsoft não foi oferecido com um preço competitivo durante a semana de promoções. Além disso, "parece que não há um estoque muito grande em circulação. Portanto, isso tem tanto a ver com a ambição da Xbox com seus consoles quanto com a demanda do consumidor".