"Jogos Perigosos: Roblox e o Metaverso" mostra os riscos de jogos online

Documentário explica como predadores sexuais e grupos extremistas aliciam crianças e adolescentes em jogos como Roblox e Minecraft

13 jan 2026 - 09h50
(atualizado às 09h52)
"Jogos Perigosos: Roblox e o Metaverso" mostra os riscos de jogos online
"Jogos Perigosos: Roblox e o Metaverso" mostra os riscos de jogos online
Foto: Reprodução / iStock

Jogar online pode ser divertido, mas os pais precisam ficar atentos aos riscos que seus filhos são expostos ao entrarem neste ambiente. Um documentário inédito, chamado "Jogos Perigosos: Roblox e o Metaverso", apresenta os perigos com os quais as crianças e adolescentes podem se deparar enquanto estão jogando na internet.

Disponível exclusivamente no Curta!, podendo ser assistido no streaming CurtaOn, o filme apresenta depoimentos de especialistas e menores de idade que sofreram com predadores sexuais e grupos extremistas em jogos como Roblox e Minecraft. 

Publicidade

''O que me atrai do Metaverso é que ele é uma extensão de mim. Podemos falar e ter a aparência que quisermos. Ele nos dá acesso a outro mundo'', explica Janae, uma das vítimas, que simulou interações no Roblox que não tinha na vida real (via O Universo da TV).

Outro depoimento foi dado por Alex, que inicialmente encontrou um passatempo convidativo e agradável em Roblox. Infelizmente, após isso, ele foi aliciado por jogadores "com uma mentalidade masculina tóxica", conforme definido por Alex.

O documentário foca em mostrar como locais como Roblox e Minecraft foram dominados por grupos que exploram vulnerabilidades e inseguranças de adolescentes para seduzir, recrutar e radicalizar, com casos que vão desde apologia ao nazismo até sequestros.

Publicidade

''A normalização da retórica extremista talvez seja a coisa mais nefasta que acontece hoje no Metaverso, porque quando o ódio é normalizado em um espaço, passa a valer em todos'', disse a psicóloga Rachel Kowert.

Como as plataformas não estão fazendo o suficiente para proteger quem as usa, jovens usuários começaram a criar suas próprias formas de proteção, como fóruns de denúncia, códigos para identificar abusadores e até mesmo articulações com parlamentares (via Overplay).

O filme também levanta questionamentos sobre as empresas responsáveis pelos jogos e plataformas, havendo relatos de que o atendimento ao usuário é ineficiente e não existem respostas claras sobre as medidas adotadas para proteger as crianças e adolescentes no Metaverso.

Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se