Em uma apresentação em vídeo na DICE 2026, durante o discurso de abertura sobre a vida e obra de Vince Zampella, que faleceu em dezembro num acidente de carro, Kojima disse que conversou com o cocriador de Call of Duty sobre criar um shooter de Metal Gear.
Kojima revelou (via VGC) que as conversas ocorreram após o lançamento de Metal Gear Solid 4 em 2008. A Respawn Entertainment foi fundada em 2010 por Zampella e Jason West, após eles serem demitidos da Infinity Ward, e o shooter de Metal Gear era uma das opções que estavam sendo consideradas no então novo estúdio, explicou o criador de Death Stranding.
Quando Kojima decidiu trabalhar de forma independente e fundar a Kojima Productions, ele disse que buscou o conselho de Zampella sobre como montar seu próprio estúdio, após suas experiências na Respawn.
"Sem ele, a indústria de jogos não seria o que é hoje", disse Kojima sobre Zampella.
Kojima prestou homenagem a Zampella ao lado de Phil Spencer, Geoff Keighley, Laura Miele, Todd Howard, Randy Pitchford, Ted Price e muitos outros, que falaram sobre o impacto de Zampella em seus trabalhos, suas vidas e na indústria em geral.