Desenvolvedor decide tirar seu jogo do Steam após críticas da namorada por uso da IA

Inicialmente ele não viu problemas em usar a IA para ajudar o jogo a ser feito, mas a namorada dele o convenceu do contrário

14 jan 2026 - 10h09
Desenvolvedor decide tirar seu jogo do Steam após críticas da namorada por uso da IA
Desenvolvedor decide tirar seu jogo do Steam após críticas da namorada por uso da IA
Foto: Reprodução / Rakuel

Um desenvolvedor indie informou ter decidido remover seu jogo do Steam porque sua nova namorada criticou o fato dele ter sido feito com o uso da IA.

O jogo em questão chama-se Hardest, um roguelike de cartas gratuito que usa regras de Pedra, Papel e Tesoura, juntamente com habilidades especiais como parar o tempo e invocar tsunamis. Ele foi lançado no Steam em 1º de julho de 2025 por Rakuel, cujo nome real é Eero Laine, e será retirado do ar em 30 de janeiro.

Publicidade

Laine disse (via VGC) que a remoção ocorrerá porque as ilustrações das cartas foram feitas por meio de um gerador de imagens de IA. No começo, ele não viu problemas nisso, mas sua nova namorada o convenceu de que usar IA é eticamente errado, e em vez de substituir as imagens por outras criadas por ele próprio, decidiu remover o jogo do Steam completamente.

“Criei este jogo durante o verão, em alguns meses, e pensei em usar IA porque na universidade há muita lavagem cerebral nos alunos e todas as ferramentas são fornecidas gratuitamente, então eu poderia gerar imagens ilimitadas de graça”, disse ele.

“Mas percebi que a IA não é realmente gratuita e tem um grande impacto na economia e no meio ambiente. Algumas empresas de IA podem usar a mera existência deste jogo como justificativa para obter mais investimentos para seus negócios, o que não beneficia ninguém, mas sim suga recursos da economia, prejudicando pessoas trabalhadoras.”

"Eu programei tudo sozinho, então posso, no futuro, criar um novo jogo com recursos reais se eu quiser, mas o jogo, em sua forma atual, é uma vergonha para todos os desenvolvedores e jogadores."

Publicidade

"Do ponto de vista ético, a única decisão lógica é excluir o jogo do Steam. A garota com quem estou namorando há um mês me fez perceber isso."

A situação envolvendo uso ou não da IA vem sendo debatida constantemente pelos estúdios e desenvolvedores. Enquanto alguns consideram inaceitável utilizar a IA para ajudar na criação dos jogos, há outros que não enxergam problemas nisso, como a Krafton, que anunciou em outubro que iria se reestruturar com foco na utilização da IA.

A desenvolvedora Shift Up, de Stellar Blade, disse recentemente que a IA será essencial para competir com estúdios dos EUA e China.

Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações