Rio de Janeiro perde no Mundial e se complica na busca da classificação

19 out 2016 - 12h03

O Rio de Janeiro acabou sofrendo sua primeira derrota no Mundial de Clubes de vôlei nesta quarta-feira diante do Casalmaggiore, em Manila, nas Filipinas. Levando a pior para as adversárias italianas por 3 sets a 2 em um jogo extremamente equilibrado, a equipe do técnico Bernardinho não conseguiu manter a invencibilidade no Grupo A e agora terá que ir atrás da classificação contra o primeiro colocado da chave, o time turco do Eczacibasi, que venceu os dois primeiros confrontos e conta com o talento da brasileira Thaísa.

O Rio de Janeiro começou muito bem o duelo e diante das atuais campeãs europeias não fez feio. Com bom desempenho na defesa e agressivas no ataque, o time do técnico Bernardinho jogou com bastante inteligência para se impor diante das adversárias italianas e acabar levando a primeira parcial por 25 a 17.

Publicidade

Já no segundo set o Casalmaggiore demonstrou bastante tranquilidade em quadra para não se abalar com a derrota na parcial anterior e dar a volta por cima. Conseguindo ajustar a equipe e retornar à quadra com um desempenho mais consistente, as italianas deram o troco no Rio de Janeiro e confirmaram a superioridade ao fechar em 25/20 para igualar o duelo.

O Rio de Janeiro parecia que iria retomar a frente no placar no terceiro set. Pressionando na rede, o time carioca forçou as adversárias a cometerem erros de ataque e com isso abriu uma ligeira vantagem no marcador. Entretanto, mais uma vez o equilíbrio do Casalmaggiore fez a diferença e as adversárias correram atrás do prejuízo para assumirem a liderança pela primeira vez na partida.

O alto nível das duas equipes ficou comprovado no quarto set, quando o Rio de Janeiro se reergueu e não largou o osso em busca da vitória. Mesmo atrás, a equipe de Bernardinho mostrou persistência para explorar os pontos fracos do time adversário na parcial, fato que acabou forçando o tie-break para decidir quem sairia como grande vencedor nesta quarta-feira, em Manila.

No tie-break ambas as equipes seguiram sem novidades. Nova disputa acirrada pela parcial, que agora definiria o vencedor do confronto. Sem dar oportunidades para o Rio de Janeiro fechar o jogo em 15 pontos, a equipe italiana se apoiou na exibição defensiva acima da média e errou menos para encaminhar muito bem sua classificação à próxima fase, já que na rodada seguinte terá pela frente o Manila, equipe anfitriã que por enquanto perdeu todos os seus compromisso na competição.

Publicidade
Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se