Henrique Furtado celebra temporada de afirmação no Benfica

26 jan 2026 - 10h34
(atualizado às 10h34)

O brasileiro Henrique Furtado vive o sentimento de realização à frente do Benfica, tradicional potência do esporte mundial, que busca recuperar o protagonismo de outros tempos no vôlei feminino. Em sua primeira temporada no comando das Encarnadas, o técnico de 40 anos acumula conquistas e avanços no cenário europeu.

Foto: Jogada10

Em outubro do ano passado, Henrique celebrou a conquista da Supercopa de Portugal 2025/2026, com vitória convincente sobre o rival Sporting por 3 sets a 0. O feito empolgou a torcida, que sonha em retomar o protagonismo das décadas de 1960 e 1970, período em que o Benfica faturou nove Campeonatos Portugueses, além de outras taças nacionais.

Publicidade

O momento atual também é decisivo para a equipe, quinta colocada no Campeonato Português e na zona de classificação para os playoffs, com 10 vitórias em 15 partidas. No último domingo, suas comandadas derrotaram a Académica de São Mamede por 3 a 1, fora de casa. O elenco conta com duas brasileiras, a oposta Fran Richter e a ponteira Mayara Barcelos. Tem ainda a central americana Claudia Dillon, com passagem recente pelo Pinheiros. A Taça de Portugal é outro objetivo.

- Tem sido uma temporada especial, em constante evolução. Estamos disputando a Champions League, fazendo bons jogos e na briga por títulos. Mas a ideia é seguir crescendo sempre. Estou muito feliz por trabalhar em Portugal, em uma grande equipe e com profissionais de alto nível. O Benfica é uma instituição fortíssima, em um ambiente onde o voleibol está em crescimento - afirmou Henrique Furtado, em entrevista ao Team GM, agência responsável pela gestão de sua carreira.

FEITOS CONTINENTAIS

A campanha europeia tem um peso particular na trajetória do treinador. Sob o comando de Henrique, o Benfica garantiu vaga na fase de grupos da Champions League pela primeira vez na história, após eliminar o Heidelberg (Espanha) e o Branik (Eslovênia), ambos campeões nacionais na temporada 2024/2025, nas fases preliminares da competição.

- Chegar à fase de grupos da Champions League foi um enorme desafio e um momento muito especial. Enfrentar grandes equipes europeias e jogadoras de alto nível mostra o quanto o projeto está crescendo. Quero seguir evoluindo e levar o Benfica o mais longe possível - destacou o treinador, que voltou a fazer história com a primeira vitória do time na fase de grupos, em dezembro, diante do Budowlani Lodz, da Polônia, no tie-break.

Publicidade

Henrique Furtado tem contrato com o Benfica até o fim da próxima temporada. Ele foi contratado para substituir o português Rui Moreira, que deixou Portugal para assumir o Dentil/Praia Clube, no Brasil. Na Europa, Furtado passou três temporadas como auxiliar técnico de Marcelo Mendez no Jastrzebski Wegiel, da Polônia. Segundo ele, a experiência foi determinante para sua formação e para o desafio atual no Benfica.

O treinador construiu grande parte da carreira em seu estado, Minas Gerais. Ele teve passagens por clubes tradicionais, como Mackenzie, Sada Cruzeiro, Juiz de Fora e Montes Claros.

- Cada etapa da minha carreira foi fundamental para o que vivo hoje. Passei por grandes instituições, aprendendo em diferentes funções e projetos. Essas experiências me ajudaram a formar minha base profissional e humana, e sigo levando esses valores para cada desafio que assumo - concluiu Furtado.

Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações