Vasco reencontra Boca e tenta quebrar tabu de 75 anos

Cruz-Maltino venceu o time argentino apenas em um amistoso realizado em 1951, no Maracanã

12 out 2026 - 12h23
(atualizado às 12h24)
Resumo
Na semifinal da Copa Sul-Americana, o Vasco visita o Boca Juniors nesta terça-feira, na Bombonera, com o desafio de quebrar um tabu histórico de 75 anos. Em 14 confrontos contra o clube argentino, o Cruz-Maltino venceu apenas uma vez, em um amistoso disputado em 1951, acumulando ainda seis derrotas e sete empates. O duelo marca o retorno do Vasco às semifinais continentais após 15 anos, com a partida decisiva de volta agendada para o dia 20 de maio, no Rio de Janeiro.
Pedro Emanuel tenta levar o Vasco para a final da Sul-Americana –
Pedro Emanuel tenta levar o Vasco para a final da Sul-Americana –
Foto: Matheus Lima / Vasco / Jogada10

Em meio a luta contra o rebaixamento no Brasileirão, o Vasco vira a chave e sonha alto na Sul-Americana. O Cruz-Maltino enfrenta o Boca Juniors, da Argentina, nesta terça-feira (13), às 21h30 (de Brasília), na Bombonera, em Buenos Aires, pelo jogo da ida da semifinal. Porém, para seguir sonhando, o Gigante da Colina vai precisar quebrar um tabu de 75 anos.

Na história, o Vasco já enfrentou o Boca Juniors em 14 oportunidades. O retrospecto, no entanto, é favorável para os argentinos, com seis vitórias e sete empates. O único triunfo vascaíno aconteceu em um amistoso em 1951. Na época, o histórico time do Expresso da Vitória superou os argentinos por 3 a 0, com dois gols de Ipojucan e um de Friaça, no Maracanã.

Publicidade
Pedro Emanuel tenta levar o Vasco para a final da Sul-Americana –
Foto: Matheus Lima / Vasco / Jogada10

Dos 14 confrontos na história, apenas quatro foram por competição oficial. Em 2001, Vasco e Boca Juniors se enfrentaram nas quartas de final da Libertadores. O time argentino venceu por 1 a 0 em São Januário e, depois, por 3 a 0 na Bombonera. Dessa forma, avançou à semifinal. No mesmo ano, também se enfrentaram na fase de grupos da Copa Mercosul e os dois jogos terminaram empatados em 2 a 2.

Após 25 anos, o Vasco reencontra o Boca Juniors e tenta escrever um capítulo mais feliz desta vez. O Cruz-Maltino, que volta a disputar uma semifinal continental depois de 15 anos, encara o gigante argentino que disputou uma final da Libertadores há três anos. O jogo de volta acontece no dia 20, no Rio de Janeiro, mas ainda há indefinição sobre o local.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações