A 1ª edição do Saudi Smash teve resultados surpreendentes. No texto anterior, destaquei a vitória da indiana Manika Batra sobre a vice-líder do ranking Wang Manyu entre as 32, na chave feminina. Batra ainda venceria a alemã Nina Mittelham entre as 16 e só pararia nas quartas de final, diante da japonesa Hina Hayata. Ou seja, foi o melhor resultado de Manika em uma edição de Grand Smash.

Franziska
Franziska
Foto: Olimpiada Todo Dia / Olimpíada Todo Dia

Já na chave masculina, o destaque foi a campanha de Patrick Franziska. Isto é: o alemão, cabeça de chave número 16, sobreviveu a duelos dramáticos, salvou match points e chegou à decisão. Na primeira rodada do Saudi Smash, venceu por 3-2 o dinamarquês Anders Lind. Na sequência, despachou em três sets o espanhol Álvaro Robles. Já nas oitavas, salvou dois match points para bater Fan Zhendong por 3-2. Nas quartas, superou por 4-0 o compatriota Dang Qiu (algoz de Hugo Calderano no torneio). E na semifinal, venceu o sul-coreano Jang Woojin por 4-3.

Publicidade

Ao garantir um lugar na final diante de Wang Chuqin, vencida pelo chinês por 4-2, Franziska ganhou pontos para figurar pela 1ª vez no Top 10. E detalhe: Patrick Franziska não foi selecionado pela Alemanha para disputar os Jogos de Paris-2024. Ou seja, os selecionados foram: Dang Qiu, Ovtcharov (simples e equipe) e Timo Boll (equipe).

Três vezes Wang Chuqin

Com três títulos conquistados no Saudi Smash, Wang Chuqin fortaleceu seu status como o número 1 do mundo. O mesa-tenista de 24 anos ganhou nas duplas ao lado de Ma Long, e nas mistas ao lado de Sun Yingsha. Campeão de simples no Singapore Smash que aconteceu em março, certamente o "Coração de Leão" estará de olho no terceiro Grand Smash do ano, o China Smash, a ser realizado no segundo semestre.

Chen Meng mostra grande forma

Campeã no primeiro Singapore Smash em 2022, Chen Meng traz o seu melhor jogo nos maiores palcos. Vale lembrar que ela é a atual campeã olímpica de simples, isto é, conquistou o ouro em Tóquio-2020. Na final na Arábia Saudita, quebrando uma sequência de derrotas diante da líder do ranking mundial Sun Yingsha, Chen mostrou grande preparo físico e técnico para levar o título individual do primeiro Saudi Smash. Com este resultado, Chen deve saltar duas posições no ranking, aparecendo agora como a número 2 do mundo.

Novo encontro em Paris-2024?

Chen Meng e Sun Yingsha já se enfrentaram 16 vezes em torneios da ITTF/WTT com 10 vitórias para Sun Yingsha. Entre as vitórias de Chen, está justamente a da final em Tóquio-2020. Aos 30 anos, possivelmente Paris-2024 marque a despedida olímpica de Chen Meng. A lista da seleção feminina da China ainda não foi divulgada, mas Chen mostra que tem tudo para conquistar mais medalhas na "Cidade Luz".

Publicidade
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações