A tenista número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, disparou críticas contra atletas transgêneros no esporte, em entrevista ao jornalista britânico Piers Morgan, publicada nesta terça-feira (9).
A polêmica surgir ao falar sobre sua participação na "Batalha dos Sexos", evento de tênis entre homens e mulheres, que surgiu para promover a igualdade de gênero no esporte. Na próxima edição, que acontece no dia 28 de dezembro, Sabalenka enfrentará o tenista australiano Nick Kyrgios.
Para a atual líder da WTA, a disputa com tenistas que passaram pela transição de gênero é injusta.
"É uma questão complicada. Não tenho nada contra eles (atletas transgêneros), mas sinto que ainda têm uma grande vantagem sobre as mulheres. (…) Acho injusto para as mulheres terem de se deparar com um homem biológico. Elas trabalharam a vida inteira para atingir seu limite e, então, tem que enfrentar um homem, biologicamente muito mais forte. Eu não concordo com eles no esporte", disse.
Sobre o duelo com Kyrgios, Aryna afirmou que, em outras condições, com regras e quadra padronizada, teria dificuldades para competir com um homem. Porém, com as mudanças propostas pelo evento, ela vê a possibilidade de ganhar o confronto.
"Para ser honesta, eu acho que se jogarmos com uma quadra toda, com todas as regras, seria muito difícil para eu competir contra homens. Fisicamente, eles são mais fortes, velocidade, força dos golpes na bola, tudo é mais forte. Então, é difícil competir. Mas nessas condições, com, como teremos agora, com uma quadra 9% menor, acho que é ok. Talvez, no mínimo, eu tenha uma chance maior de para competir. Acho que posso vencer nessas condições", completou a tenista.