Orlandinho Luz comemora feito inédito no Banana Bowl: "Muito feliz"

15 mar 2015 - 16h11
(atualizado às 16h11)

O tenista Orlando Luz fez história na manhã deste domingo ao se sagrar o primeiro bicampeão da história do Banana Bowl, a Copa Mundial de Tênis. Na 45ª edição do torneio, o gaúcho de 17 anos ergueu a taça após derrotar o paulista Igor Marcondes por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3. No ano passado, Orlandinho já havia sido responsável por quebrar o jejum de 33 anos sem campeões brasileiros na competição - o último título era de Eduardo Oncins em 1981.

"Estou muito feliz com a vitória. Ser bicampeão, o único, com certeza estou entrando para a história de novo. Ano passado quebrei o tabu e agora fui bicampeão", comemorou o garoto, que sofreu no início da competição e saiu perdendo os dois primeiros jogos, mas conseguiu a virada. "Sabia que seria uma semana difícil e fui passando por dificuldades desde a primeira rodada, mas consegui crescer ao longo da semana. Estou muito feliz com este título e com a semana do Igor também, saber que tem mais juvenis jogando pelo Brasil", acrescentou o vice-líder do ranking mundial juvenil. Natural de Caraguatatuba, Igor surpreendeu ao derrotar três cabeças de chave para chegar à final. Com a campanha no Banana, Igor subirá da 113ª para a 81ª posição no ranking da ITF.

Publicidade

"Foi uma semana incrível. Desde o primeiro jogo, a torcida veio, a família compareceu e hoje não foi diferente. Tinha dois brasileiros, mas a torcida soube respeitar o Orlando também, não ficava falando na orelha, nada. E parabenizo a ele também pelo grande jogo que fez", disse Marcondes.

Nas duplas de 18 anos, a brasileira Luisa Stefani faturou o bicampeonato do Banana Bowl. Ao lado da americana Francesa Di Lorenzo, ela derrotou a parceria formada pela romena Jaqueline Cristian e a britânica Maia Lumsden em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/0. Na chave simples feminina, a decisão foi 100% norte-americana. A mesma Francesa ficou com o vice ao cair diante da favorita Usue Arconada por 2 sets a 1, com placar de 6/1, 6/7 (8-6) e 6/4. 

Mateus Alves fatura título na categoria 14 anos

Publicidade

Em um duelo sofrido, o paulista Mateus Alves venceu o argentino Alejo Lingua. Mateus chegou a salvar um match point quando Alejo sacou para o jogo em 5/4, mas conseguiu a quebra e venceu por 2 sets a 1, com placar de 6/1, 2/6 e 7/5. Na chave feminina, o título ficou com a russa Anfisa Danilchenko, que teve tranquilidade para vencer a venezuelana Luniuska Delgado em sets diretos, com parciail de 6/1 e 7/5.

Na categoria 16 anos masculino, o argentino Juan Martin Jalif derrotou seu compatriota Felipe Acosta de virada por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/2, e foi campeão. No feminino da categoria, as chilenas Fernanda Labraña e Alejandra Morales disputaram o título e Lebraña levou a melhor ao vencer em sets diretos, com 6/4 e 6/3.

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se