Após a batalha de mais de três horas na terça-feira, o campineiro João Soares se recuperou bem e derrotou o terceiro favorito, o carioca Luiz Heeren por um duplo 6/2 para garantir vaga na final contra o brasileiro Nelson Germann.
A dificuldade foi com o vento que se fez presente por quase todo o encontro: "Muito difícil de jogar, estava insuportável, vento levou todo o pó da quadra. Tive uma experiência em 2015 no Mundial na França, as condições estavam piores então falei pra mim que se consegui jogar lá, conseguiria aqui. Estou usando toda a experiência minha para sobreviver", disse Soares que deu crédito da recuperação na batalha do dia anterior para o trabalho da fisioterapia do torneio e a hidratação com Stella Artois: "A cervejinha ajudou muito! (risos). Tomei duas só pois tenho que controlar o álcool, mas a fisioterapia essa semana está me ajudando muito".
"Sobre a final não sei como joga meu adversário, não o conheço, mas só de estar na final é muito bom. Espero que não esteja ventando. Hoje pode ir mais uma Stella Artois não é ? (risos)".
Soares foi 74 do mundo do ranking profissional da ATP tendo derrotando, além de Koch, lendas como Mats Wilander e Stefan Edberg, que fizeram história no tênis e lideraram o ranking, além de Stan Smith, com título de Grand Slam e que foi 3º do mundo.
Após sua vitória nesta quarta, Soares se encontrou com Koch e rolou uma resenha. Koch comentou: "João era um problema para mim. Um monstro. Sempre fui muito fã dele, do saque, bons voleios, jogo bonito, sempre curtia a carreira dele", apontou o gaúcho. Soares retribuiu o carinho: "Thomaz é meu ídolo, agradece pelo tênis que construiu no Brasil. Só comecei a jogar tênis por conta da Copa Davis que íamos assistir no Pinheiros. Falei na época que futebol não, vamos pro tênis. Na época que comecei a enfrentá-lo ficamos empatados depois jogamos várias vezes, acho que ganhei mais, meu jogo encaixava mais".
A competição vai até o sábado, 8, e conta com atletas de dez países. Além do Brasil e do Uruguai, o evento tem atletas da Argentina, Chile, Colômbia, França, Itália, Jordânia, Austrália e Coreia do Sul.A 39ª edição da Copa Yone Borba Dias é uma realização da Pró-Tênis Promoções Esportivas e tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e Federação Gaúcha de Tênis.
O torneio conta com o copatrocínio da Cyrela além dos apoios da Unicred, TX4 Capital, Stella Artois e Água Crystal. O Hotel Oficial é o Hotel Master Cosmopolitan.