João Fonseca x Alcaraz leva tênis a um estádio de futebol do Brasil pela primeira vez

Evento descarta usar capacidade máxima do Allianz Parque, mas vai se aproximar do público do Arthur Ashe Stadium, estádio de tênis que mais comporta pessoas no mundo

22 dez 2025 - 19h17
(atualizado às 19h21)

Em ascensão na era dos megaeventos e redes sociais, João Fonseca, acompanhado por Carlos Alcaraz, será o protagonista da primeira partida de tênis disputada em um estádio de futebol no Brasil. O evento, um torneio de exibição no Allianz Parque, em São Paulo, está marcado para 12 de dezembro de 2026.

Publicidade

Nem mesmo Gustavo Kuerten, o Guga, ou Maria Esther Bueno, campeões de Grand Slams e maiores nomes da história do tênis brasileiro, tiveram a oportunidade de ocupar fisicamente o espaço do futebol durante suas vitoriosas carreiras. A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) não tem nenhum registro de qualquer evento desse tipo.

O Allianz tem capacidade para mais de 43 mil pessoas, mas a carga de ingressos será de aproximadamente 20 mil. Hoje, no tênis, o estádio que comporta maior público é o Arthur Ashe Stadium, parte do complexo Billie Jean King, em Nova York, e onde cabem cerca de 23 mil pessoas.

É raro no mundo que grandes estádios de futebol sejam adaptados para receber partidas de tênis. O Stade Pierre-Mauroy, do clube francês Lille, já sediou duas finais de Copa Davis. Embora comporte cerca de 50 mil pessoas, reduziu a capacidade para a faixa dos 20 mil nas vezes em que recebeu jogos de tênis.

Neste caso, contudo, se trata de um estádio multiuso, com gramado retrátil que permite rapidamente a troca de solo para eventos esportivos indoor.

Publicidade

Quando o Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid, instalou gramado retrátil, muito se falou sobre utilizá-lo para jogos de tênis. Alcaraz, inclusive, chegou a dizer que gostaria de enfrentar o compatriota Rafael Nadal na arena madrilenha, mas a vontade nunca se concretizou.

O maior público da história do tênis foi registrado em outro estádio de futebol. Em 2020, Rafael Nadal e Roger Federer fizeram partida de exibição no Estádio da Cidade do Cabo, uma das sedes da Copa do Mundo da África do Sul-2010. Os dois astros foram vistos por 51.954 pessoas, público recorde para um jogo de tênis.

No Brasil, outros esportes já tiveram estádios de futebol como palco. O momento mais memorável foi o amistoso de vôlei entre Brasil e União Soviética, em 1983, no Maracanã, onde foi registrado público de 95.887 pagantes. Em 2017, a Arena da Baixada recebeu jogos da fase final da Liga Mundial de Vôlei. Mais recentemente, a Neo Química Arena tem recebido partidas da NFL, liga de futebol americano.

Quanto ao tênis, já foram realizadas algumas iniciativas específicas no País que tiraram o esporte de seu habitat natural, como a Copa dos Campeões, torneio realizado em 2007 em uma megarena montada nas areias de Copacabana. A competição reuniu os campeões da Copa Petrobras, antiga série de challengers sul-americanos, e contou com a presença de Guga.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se