João Fonseca tem reta final de ano com torneios nos quintais de Federer e Djokovic; veja calendário

Brasileiro disputará quatro competições até encerrar a temporada da ATP e volta às quadras após do Masters de Xangai

13 out 2025 - 08h11
(atualizado às 12h25)

Após abrir mão da disputa do Masters de Xangai, João Fonseca volta às quadras para a reta final da temporada no circuito da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Nessas próximas semanas, o brasileiro disputará torneios nos "quintais" de Roger Federer e Novak Djokovic.

Publicidade

A partir desta terça-feira, 13, a principal promessa do tênis brasileiro inicia sua caminhada na disputa do ATP 250 de Bruxelas, na Bélgica. Lá, pela primeira vez na carreira, o número 43 no ranking será cabeça de chave na disputa, depois de desistência do americano Frances Tiafoe.

Chega como um dos favoritos, ao lado dos outros cabeças de chave: Lorenzo Musetti (9º), Félix Auger-Aliassime (13º), Jiri Lehecka (19º), Alejandro Davidovich Fokina (20º), Giovanni Perricard (37º), Jaume Munar (41º) e Sebastian Báez (42º). O torneio de Bruxelas é o primeiro que Fonseca disputa, e a desistência do Masters de Xangai foi justamente para se preparar para esses próximos torneios.

João Fonseca está confirmado no Rio Open de 2026.
João Fonseca está confirmado no Rio Open de 2026.
Foto: Divulgação/Fotojump / Estadão

A partir do dia 20, após passagem de Bruxelas, encara a disputa no país-natal de Federer, no ATP 500 da Basileia. Sem poder ser cabeça de chave, o brasileiro pode enfrentar nomes como Taylor Fritz e Casper Ruud ao longo das rodadas. Já na seguinte, viaja à França, para o último Masters 1000 do ano, em Paris.

Carlos Alcaraz, Jannik Sinner, Novak Djokovic e Alexander Zverev são os principais nomes no torneio. Fonseca tentará causar uma boa impressão antes de retornar à Grécia, país em que se destacou na Copa Davis, quando classificou o Brasil para o Qualifiers. O torneio se inicia em 2 de novembro e, originalmente, estava previsto para ocorrer em Belgrado, mas com a mudança de Djokovic da Sérvia para Atenas, ele será disputado na capital grega.

Publicidade

"Este momento do João Fonseca pode trazer inúmeros benefícios para a indústria esportiva, gerando mais interesse pelo tênis, tanto para praticá-lo, quanto para acompanhar as competições. O nome dele já está em alta há alguns meses, ou seja, é o timing perfeito para instituições, marcas e clubes potencializarem sua atuação em torno desse esporte", analisa Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência que comercializa pacotes para alguns torneios internacionais da modalidade, como Roland Garros e Wimbledon.

Confira o calendário completo de João Fonseca até o final da temporada

  • ATP 250 de Bruxelas: 13 a 19 de outubro - Bélgica
  • ATP 500 da Basileia: 20 a 26 de outubro - Suíça
  • Masters 1000 de Paris: 27 de outubro a 2 de novembro - França
  • ATP 250 de Atenas: 2 a 8 de novembro - Grécia
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações