Djokovic é campeão em Atenas, mas desiste do ATP Finals por lesão e o vice Musetti herda a vaga

Ex-número 1 do mundo vence por 2 sets a 1, iguala recorde de Federer, mas anuncia desistência de competição em Turim por meio de publicação nas redes sociais

8 nov 2025 - 18h26
(atualizado às 18h30)

O italiano Lorenzo Musetti precisava conquistar o título do ATP 250 de Atenas neste sábado para garantir a oitava e última vaga do ATP Finals. Ele foi derrotado pelo sérvio Novak Djokovic por 2 sets a 1 (4/6, 6/3 e 7/5) em 2h59 e a vaga acabou ficando com o canadense Felix Auger-Aliassime.

Publicidade

A decepção, porém, foi amenizada pouco depois, quando o sérvio anunciou sua desistência no torneio que reúne os melhores da temporada por uma lesão no ombro. Assim, o italiano herdou a vaga do ex-número 1 do mundo.

"Estava realmente ansioso para jogar em Turim e dar o meu melhor, mas depois da final de hoje em Atenas sinto em informar que preciso desistir por contusão", escreveu Djokovic em suas redes sociais. "Peço desculpas aos fãs que esperavam me ver em quadra. Desejo ao jogadores um ótimo torneio e espero estar de volta em breve", completou ele, que conquistou na Grécia seu 101º título.

Assim Musetti vai substituir Djokovic, que igualou o recorde de Roger Federer ao se classificar pela 18ª vez ao ATP Finals, no Grupo Jimmy Connors, e Alexander Bublik é o primeiro reserva. O italiano de 23 anos faz em 2025 a melhor temporada de sua carreira, com a final do Masters 1000 de Montecarlo e as semifinais em Roland Garros, Madri e Roma.

Além de Musetti, o Jimmy Connors é composto pelo espanhol Carlos Alcaraz, o norte-americano Taylor Fritz e o australiano Alex de Minaur. No Grupo Bjorn Borg estão o italiano Jannik Sinner (atual campeão), o alemão Alexander Zverev, o americano Ben Shelton e Auger-Aliassime. Os tenistas se enfrentam dentro dos grupos, e os dois melhores avançam às semifinais.

Publicidade

O torneio em Turim, na Itália, começa neste domingo, com Alcaraz enfrentando De Minaur, e Zverev jogando com Shelton.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações