Surfista acumulou fracassos, criou câmera inovadora e, hoje, é dono de fortuna de US$ 1,2 bilhão

Nick Woodman criou a Woodman Labs, fabricante das câmeras GoPro, em 2002

13 jul 2025 - 04h59
Resumo
Nick Woodman, fundador da Woodman Labs e criador das câmeras GoPro, construiu uma fortuna de mais de US$ 1,2 bilhão ao transformar sua paixão pelo surfe em tecnologia inovadora para registrar esportes e aventuras.
Nick Woodman, fundador da GoPro, uma empresa que surgiu em 2002 e hoje vale bilhões de dólares
Nick Woodman, fundador da GoPro, uma empresa que surgiu em 2002 e hoje vale bilhões de dólares
Foto: Divulgação/GoPro

Nick Woodman é um dos 3.028 bilionários do planeta listados pela revista Forbes em 2025. O norte-americano, de 50 anos, construiu sua fortuna de mais de US$ 1,2 bilhão (R$ 6,5 bilhões) depois de uma ideia de negócios que surgiu durante uma busca pela onda perfeita em uma viagem pela Austrália e pela Indonésia por cinco meses em 2002.

Apaixonado pelo surfe desde quando tinha apenas 8 anos de idade, Nick decidiu integrar uma fraternidade (grupo universitário) com sede na praia durante a graduação. Na época, surfava com seus amigos várias vezes por dia. E foi justamente sua paixão pelo esporte que o levou a criar uma tecnologia para documentar a prática, que o auxiliou a atingir o status de bilionário.

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Mas, antes do sucesso, o bacharel em artes visuais pela Universidade da Califórnia viu a própria empresa de marketing digital fracassar. Uma frustração que o fez investir em um período sabático pela Ásia, fundamental para a criação da Woodman Labs, fabricante das câmeras GoPro, marca de câmeras pequenininhas, portáteis, vestíveis e instaláveis em praticamente qualquer lugar.

Aos 26 anos, o esportista resolveu colocar no mundo uma câmera inovadora porque se sentia incomodado por não ter fotos nem vídeos das sessões de surfe com os amigos. As imagens registradas de suas experiências no mar, a partir de uma pequena câmera de 35mm e uma tira de elástico em volta da palma da mão, não o agradaram. Por isso, a solução foi criar um aparelho simples, uma tira elástica e um suporte adequado, de preço acessível, que mantivesse uma pequena câmera à prova d'água atada ao corpo.

Concretizar a ideia não foi fácil, segundo o relato de Woodman à Business Insider. Ele começou a empresa sozinho. Woodman era responsável por áreas como pesquisa, desenvolvimento, transporte, engenharia de produto e até serviu de garoto-propaganda. 

A comercialização da GoPro começou em 2004 com uma câmera analógica simples de filme 35mm que era vendida com uma alça que permitia ao usuário amarrá-la ao próprio punho. A primeira versão da câmera custava US$ 19,90 (cerca de R$ 108).

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Em entrevista à Bloomberg, Woodman contou mais tarde que soube que tinha criado algo especial pouco depois do lançamento da primeira câmera. Ele estava na praia, quando dois surfistas de 12 anos passaram carregando suas pranchas e uma GoPro em direção à água .

Embora pensada para solucionar uma necessidade do surfe, a GoPro ultrapassou os limites da praia e, hoje, é utilizada para registrar basicamente qualquer situação que exija versatilidade de ângulos e facilidade de manuseio.

É uma câmera projetada para ações intensas, como paraquedismo e Formula 1. Ela vai onde outras câmeras não conseguem. Depois de 2004, os modelos seguintes evoluíram até chegarem ao modelo mais atual: GoPro Hero 13, que filma em resolução de até 5,3K, enquanto as fotos capturadas podem ter até 27,13 MP (5.568 x 4.872).

Nick Woodman apareceu pela primeira vez no ranking da revista Forbes  em março de 2013, um ano antes de abrir o capital da empresa e listar na bolsa americana.  Na vida pessoal, Woodman se casou com sua namorada da faculdade e tem dois filhos. Mesmo não tendo sido um surfista profissional, o norte-americano sempre foi um amante de esportes radicais.

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Fonte: Redação Terra
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