Caçula, Filipinho dá show com 10 e é campeão na Gold Coast

13 mar 2015 - 04h50
(atualizado às 12h16)

Gabriel Medina ficou pelo caminho, mas o Brasil fez o campeão da etapa de Gold Coast do WCT, Circuito Mundial de surfe. Nesta sexta-feira, Filipe Toledo, que é o surfista mais jovem do circuito, com 19 anos, conquistou o campeonato disputado na praia de Snapper Rocks, derrotando na final o australiano Julian Wilson. Acompanhe a cobertura completa da etapa no site Waves.

Filipinho, como é conhecido o surfista paulista de Ubatuba, é apontado como um dos valores da nova geração do surfe mundial e tem Gabriel Medina, eliminado precocemente em Gold Coast, como um de seus principais ídolos na modalidade. Conheça mais sobre a carreira de Filipe Toledo aqui.

Publicidade
<p>Filipe Toledo, 19 anos, é o surfista mais jovem da elite mundial</p>
Filipe Toledo, 19 anos, é o surfista mais jovem da elite mundial
Foto: WSL / Divulgação

O brasileiro conquistou o título superando Julian Wilson por 19.60 a 14.70 na final disputada nesta sexta-feira. Mesmo com as fracas condições do mar, Filipinho conseguiu imprimir seu estilo agressivo de surfe, apostando em manobras rápidas e aéreos e levou até um 10 dos juízes.

Foi esta combinação que o colocou em sua primeira final de carreira do WCT, derrotando na semifinal o compatriota Adriano de Souza, o Mineirinho. Na outra bateria semifinal em Gold Coast, Julian Wilson conseguiu virar sobre Miguel Pupo na última onda.

Brasileiro deu um show de áereos na praia de Snapper Rocks
Foto: WSL / Divulgação

Na decisão, Filipinho, de 19 anos, repetiu o que vinha fazendo até então em Snapper Rocks. Com bastante atividade já nos primeiros minutos de bateria, conseguiu construir boa pontuação e colocar pressão em Julian Wilson, que só passou a pontuar consistentemente nos 15 minutos finais de disputa.

Quando o australiano começou a se recuperar, o paulista de Ubatuba mostrou que deve causar problemas aos veteranos do WCT. Com mais um aéreo, garantiu a segunda nota acima de 9 na bateria, garantindo a vitória. Já como campeão, ele viu os juízes darem nota 10 à sua última onda e assim consagrou uma jornada heróica em Gold Coast.

Publicidade
Conheça quais são as 11 etapas do Circuito Mundial de Surfe
Nome Data Local Vencedor em 2014
Quiksilver Pro Gold Coast 28/2 a 13/3  Austrália Gabriel Medina (BRA)
Rip Curl Pro Bells Beach 1º a 12/4  Austrália Mick Fanning (AUS)
Drug Aware Margaret River Pro 15 a 26/4 Austrália Michel Bourez (FRA)
Rio Pro 11 a 22/5 Brasil Michel Bourez (FRA)
Fiji Pro 7 a 19/6 Fiji Gabriel Medina (BRA)
J-Bay Open 8 a 19/7  África do Sul Mick Fanning (AUS)
Billabong Pro Teahupoo 14 a 25/8 Taiti Gabriel Medina (BRA)
Hurley Pro Trestles 9 a 20/9 Estados Unidos Jordy Smith (AFS)
Quiksilver Pro France 6 a 17/10 França John John Florence (HAW)
Moche Rip Curl Pro Portugal 20 a 31/10 Portugal Mick Fanning (AUS)
Billabong Pipe Masters 8 a 20/12 Havaí Julian Wilson (AUS)

Descubra seu perfil de surfista e se aquele amigo só engana na água

Responda com sinceridade e veja no final em qual perfil você se encaixa. Ou se preferir, finja que é aquele amigo que posa de surfista e descubra se ele não passa de um enganador.

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações