Santos compra 25% de direitos e anuncia volta de André

10 ago 2012 - 13h05
(atualizado às 13h37)
Klaus Richmond
Direto de Santos

André está de volta à Vila Belmiro. O Santos anunciou a contratação do atacante, por empréstimo de um ano e meio, no início desta tarde. O jogador, 21 anos, assina contrato até o fim da próxima temporada. O clube pagou 2 milhões de euros (cerca de R$ 4,9 milhõe) por 25% de seus direitos econômicos.

» Mercado: confira quem não tem sete jogos e pode reforçar seu time

» Veja quem são os veteranos que "dão caldo" na Série A

"Pagamos esse valor por 25% e o Santos terá a preferência para exercer a compra, no fim do ano que vem. Não existe um preço pré-estipulado, é tudo questão de mercado e negociação no fim do próximo ano", explicou Odílio Rodrigues, vice-presidente santista.

O retorno do atacante já era desejado em meio as dificuldades que o Santos enfrentou para tentar repatriar Robinho, do Milan, da Itália, principal sonho de consumo do clube. O Atlético-MG, no entanto, sinalizou que só liberaria o jogador mediante ao pagamento do empréstimo.

"As tratativas lá trás esfriaram porque o modelo de negociação não evoluiu, não consideramos interessante", explicou Odílio.

O Atlético-MG comprou os 80% dos direitos econômicos de André do Dinamo de Kiev, da Ucrânia, em meio a uma briga com o Grupo DIS, a quem o jogador já teve parte de seus direitos econômicos e é representado. O clube mineiro já possuia os 20% restantes.

André volta à Vila após dois anos. O atacante foi titular nos títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, em 2010, e foi revelado pelo clube alvinegro. A contratação do atacante atende a um pedido de Muricy Ramalho para a posição. Recentemente, o Santos fracassou ao tentar trazer Rafael Moura, do Fluminense.

André caiu nas graças do torcedor santista logo que começou a figurar entre os titulares do Santos, nas campanhas que resultaram no título Paulista e da Copa do Brasil de 2010. Ele anotou 28 gols em 54 partidas no time profissional.

As grandes atuações ao lado de Neymar, Paulo Henrique Ganso e Robinho renderam convocação para a Seleção Brasileira no início da "era Mano Menezes". Assim, o futebol do atacante despertou o interesse dos europeus. Em 2010, André foi negociado com o Dínamo de Kiev, da Ucrânia por 8 milhões de euros (aproximadamente R$ 19,8 milhões). Em 2011, passou pelo Bordeaux, da França, sem muito destaque.

Santos anunciou a volta do atacante André para a Vila Belmiro
Santos anunciou a volta do atacante André para a Vila Belmiro
Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG / Divulgação
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações