Pelé defende Neymar e diz que melhores da Europa são brasileiros

25 abr 2013 - 16h10
(atualizado às 16h58)
<p>Pelé saiu em defesa de Neymar após vaias no Mineirão</p>
Pelé saiu em defesa de Neymar após vaias no Mineirão
Foto: Fernando Borges / Terra

Neymar saiu vaiado do Estádio do Mineirão nesta quarta-feira depois do empate por 2 a 2 no amistoso entre Brasil e Chile, mas foi blindado um dia depois por Pelé. O ex-camisa 10 saiu em defesa do astro santista, recomendou que a pressão fosse dividida entre todo o grupo da Seleção e mostrou otimismo com as chances do time de Luiz Felipe Scolari nos importantes torneios dos próximos meses – afinal, segundo ele, os atletas nacionais ainda estão bastante prestigiados no futebol europeu.

"Ele é um jogador só, e um atleta não faz uma equipe. Trata-se de um conjunto", disse, citando o próprio exemplo de quando era o melhor do mundo ao longo da carreira. "Quando o Santos ganhava não era o Pelé, era o time todo. Assim como o Messi, que não tem na seleção argentina o mesmo conjunto que o Barcelona. Volto a dizer: o Neymar é um excelente jogador", elogiou.

Publicidade

O momento atual da Seleção Brasileira é delicado – o time nacional não derrota um adversário campeão do mundo desde a vitória sobre a Inglaterra no final de 2009 (sem levar em consideração os amistosos contra a Argentina pelo Superclássico das Américas). Para Pelé, porém, a resolução é simples: basta dar padrão de jogo ao time para que os resultados voltem a aparecer diante de rivais renomados.

"O problema não é de peça, mas de jogar. Atletas temos, o que precisa é esquecer esse negócio de 'vamos fazer três anos de experiência'. Põe um time para jogar e vamos treinar. Se ficar fazendo testes, realmente fica difícil", analisou. O otimismo de Pelé tem justificativa: segundo ele, boa parcela dos jogadores com prestígio na Europa é brasileira.

"Se você pensar em nível, estamos em uma fase difícil. Mas, por outro lado, você vê os melhores jogadores da Europa e a maioria deles é do Brasil. É só arrumar a equipe", apontou.

No entanto, levando-se em consideração as partidas semifinais da Liga dos Campeões da Europa realizadas nesta semana, apenas dois atletas do País foram titulares em Bayern de Munique x Barcelona e Borussia Dortmund x Real Madrid: o lateral direito Daniel Alves (do Barcelona) e o zagueiro Dante (do Bayern). Kaká (Real Madrid) e Luiz Gustavo (Bayern) entraram no final do segundo tempo de seus respectivos jogos.

Publicidade

Pelé ainda resgatou um exemplo pessoal para reforçar a crença de que a Seleção pode realizar boas campanhas na Copa das Confederações deste ano e no Mundial de 2014. "Em 1970 fomos campeões e, na época, muita gente dizia que Pelé, Gérson, Tostão e Rivellino não podiam jogar juntos, porque eram os camisas 10 das equipes. Mas o time estava treinado. Se treinar, teremos um grande time", finalizou.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações